Secretária Nacional da Família, Angela Gandra, esteve presente no evento de lançamento
Foi oficialmente lançada, na manhã dessa quinta-feira, 26, a Frente Parlamentar da Família, na Câmara Municipal de Vereadores. O movimento nasceu, a nível estadual, em novembro de 2019 e, agora, com a vereadora Camila de Oliveira à frente da organização, o projeto chega a Montenegro. A titular da Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Gandra, esteve presente no evento e salientou a importância de que haja uma Frente nos municípios. O movimento tem o objetivo de acompanhar e fiscalizar programas e políticas públicas governamentais destinadas à proteção dos direitos à vida, da família, da criança e do adolescente.
Angela afirma que a união em defesa e promoção da família é essencial em qualquer município. “Para chegar em cada família, nós precisamos dos municípios. Estamos muito contentes de poder unir Legislativo e Executivo para mais do que em defesa da família, e sim promoção dela”, destaca. Para a secretária, a Frente será um olho nas famílias para acompanhamento. “Isso de forma que todos os projetos possam fortalecer vínculos familiares e auxiliar a família a se tornar base da sociedade como está na nossa Constituição. A Frente vai poder não só proteger a família, mas projetá-la para que possa ter autonomia”, ressalta.
A vereadora Camila afirma que o principal objetivo é o fortalecimento da família. “A gente entende que uma família forte é a base de uma sociedade forte. Quando temos uma família que está bem constituída e que tem vínculos familiares, nós temos uma sociedade que vai trabalhar para o desenvolvimento da nossa cidade. É isso que queremos fazer: trabalhar com as famílias e apoiá-las para que possamos ter uma Montenegro cada vez melhor e por consequência um Brasil melhor para todos”, salienta.
Mesmo sem muitas definições para Montenegro, como data de início efetivo da atuação da Frente ou ações para já entrar em prática, Camila adianta que qualquer cidadão poderá participar da Frente e que este é justamente um dos objetivos. “A Frente é totalmente democrática e chamaremos a sociedade para participar conosco de tudo o que a Secretaria Nacional da Família disponibilizar pra gente, mas primeiro realizamos o lançamento para depois definirmos seus membros e após começar a tomar as ações que serão pertinentes.” Segundo a vereadora, uma reunião deve ocorrer nos próximos dias para definição de quem irá compor a Frente.
Angela afirma que sua vontade é trazer uma Secretaria Municipal da Família para Montenegro. Para ela, o município e o Estado têm muito potencial para administrar Frentes Parlamentares da Família. “Estou apaixonada pela cidade. Eu quero trazer a Secretaria para cá. Nós queremos dar voz às famílias. Vejo que vocês têm coração para receber as famílias e têm uma tradição de família muito forte. Eu aprendi muito aqui no RS com isso”, finaliza.
Programas em fortalecimento com o município
Angela apresentou, brevemente, alguns dos programas da Secretaria Nacional da Família (SNF) e reiterou a importância de agora, com a criação da Frente na cidade, o auxílio dos governantes para fortalecimento e participação em tais projetos. Dentre eles, está o programa Famílias Fortes, uma metodologia encontros semanais para famílias que visa promover o bem-estar dos membros; Reconecte, sobre o impacto da tecnologia na família; Acolha a vida, ação para o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio e automutilação; entre outros. Todos apresentados ao prefeito Gustavo Zanatta, que por sua vez, aproveitou o momento para agradecer pela iniciativa de Camila e aderência de Angela em trazer a Frente para a cidade. O prefeito ainda adianta: há total interesse em participar de todo e qualquer programa que a SNF disponibilizar e que for do alcance da Prefeitura.