Presidente da Câmara destaca melhorias na Usina Maurício Cardoso

Cessão oficial do complexo ao Legislativo viabiliza as intervenções, explica Juarez

A cessão oficial da Usina Maurício Cardoso, em fevereiro, formalizou o uso e as responsabilidades do complexo de propriedade da Prefeitura à Câmara de Vereadores. Na prática, o local já era a sede do legislativo desde 2005, mas o documento traz segurança jurídica para que a Câmara possa fazer intervenções no local cedido, que inclui agora, também, a edificação ao lado da usina. Para o presidente da Câmara, Juarez Vieira da Silva (PTB), a cessão está entre as principais conquistas de sua gestão. “Lutamos bastante na legislatura passada em relação a isso. Infelizmente, não conseguimos”, disse à Rádio Ibiá Web. “Neste ano, quando assumimos, já procuramos o prefeito, solicitamos a cedência e prontamente nos foi enviado.”

O projeto principal é, justamente, colocar em dia o prédio ao lado da Usina para disponibilizar o acesso aos banheiros aos frequentadores do Cais do Porto das Laranjeiras. A ideia já havia sido pleiteada em meados de 2018, por meio de um convênio com a Prefeitura, mas acabou barrando na regra de que precisaria ser o Executivo a contratar as melhorias. Agora, com a cessão oficializada, Juarez destaca que a revitalização já tem projeto pronto, adequado às regras de acessibilidade aos sanitários, e está nos últimos ajustes para sair a licitação. “Tão logo a gente possa, daremos aquele espaço para que a comunidade possa utilizar”, ressalta. A ideia é ter os banheiros abertos só até determinada hora da noite, evitando o vandalismo.

O presidente da Câmara também indica que, já entrando em fase de licitação, estão adequações à acessibilidade em toda a usina. O projeto contempla, por exemplo, colocação de piso tátil para pessoas com deficiência visual e cadeiras especiais para pessoas com obesidade. “Tudo o que tiver de manutenção ou investimentos, nós podemos fazer porque agora tem o documento com a cedência à Câmara de Vereadores”, pontua. “Hoje, não precisa mais depender da Prefeitura para essas melhorias.” Juarez conta que o Legislativo se prepara para contratar uma empresa terceirizada para os serviços de limpeza do complexo, que cuidará, também, da manutenção dos novos banheiros. “Nós tínhamos só uma colaboradora para a limpeza e não se dá conta de fazer em um prédio daquele tamanho. Está em fase de licitação (a contratação)”.

Últimas Notícias

Destaques