Foi aprovado por unanimidade entre os vereadores o projeto de lei do Executivo que abre crédito especial de R$ 250 mil no orçamento do Município para a causa animal. A votação ocorreu nessa quinta-feira, 19.
O valor é proveniente do superávit financeiro do ano passado. Vai custear o atendimento de saúde e abrigamentos emergenciais a animais de rua de pequeno e grande porte, vítimas de doenças, maus tratos ou atropelamento, por exemplo. Entre os procedimentos contemplados, estão consultas veterinárias com sedação, realização de partos, atendimentos a casos de queimaduras e ferimentos, eutanásia, além de exames variados, como radiografias e hemogramas.
“É de conhecimento público a quantidade alarmante de animais que se encontram em situação de abandono, na condição de errantes neste Município, bem como abandonados à beira da morte junto as vias, terrenos ou áreas públicas, em especial os cavalos”, destacou o prefeito Gustavo Zanatta em sua justificativa ao Legislativo. “Por mais que as ONG’s busquem atender da melhor forma possível os animais em situação de abandono permanente ou temporário, estas não veem condições de atender o aumento de demanda ao qual a realidade lhes impõe”, completou. Está aberto processo de cadastramento de clínicas interessadas em prestar o serviço.
Além disso, ontem a Administração Municipal confirmou a ampliação de seu programa de castrações que atende a animais de rua e aos com proprietários de baixa renda. Serão investidos mais de R$ 200 mil nessa demanda, valor oriundo de emendas impositivas dos vereadores Ana Paula Machado (PTB) e Gustavo Oliveira (Progressistas); e do Projeto Melhores Amigos, do Governo do Estado. Também está em fase de cadastramento das empresas interessadas em prestarem o serviço.