CONHEÇA a opinião dos mais interessados no assunto
Na próxima quarta-feira, dia 10, a possibilidade de cercamento da Praça Leonel de Moura Brizola – a Pracinha dos Ferroviários – será debatida em reunião a ser realizada na Câmara de Vereadores de Montenegro. A ideia surgiu na semana passada quando o vereador Gustavo Oliveira (PP) reuniu representante dos moradores próximos da praça e agentes que atuam na segurança pública no município. Agora, o vereador quer discutir a proposta com o prefeito Gustavo Zanatta e sua equipe.
Mesmo sem definição, o assunto é polêmico e divide opiniões. Nas redes sociais, mais de 200 pessoas manifestaram suas opiniões em uma postagem feita na página do vereador no Facebook. A reportagem do Ibiá abordou a questão in loco, para saber a opinião dos mais interessados: moradores, comerciantes e frequentadores da pracinha.
Camila Barcelos, 21 anos – frequentadora da Praça. “Eu acho errado. Os bons pagam pelos ruins. Eu frequento aqui, principalmente de noite, sei que tem muita briga, decorrente das bebidas alcoólicas, mas, não são todos que aprontam. A gente vem aqui por que é um ponto bom na cidade, a gente conversa, se diverte. Se tivesse uma viatura da Brigada Militar, em certas horas, ou a Guarda Municipal. Quando acontece as badernas, eles chegam depois…”
Maria Iloni de Moraes, 68 anos – moradora
“Fechar seria ir contra ao objetivo da Praça. O ideal é não fechar totalmente, mas o que fazer?”
Carina Barcelos, 26 anos – frequentadora da praça. “Acho muito interessante, acho que com isso se terá menos baderna, menos lixo espalhado no meio da pracinha das crianças. Hoje o pessoal não respeita, é um monte de garrafas espalhadas, lixo, é muita sujeira. Eu acho que o fechamento da Praça às 22h vai melhorar a situação.”
Jaqueline Dewes Machado Pinto, 57 anos – comerciante. “Acho uma coisa muito boa. É uma segurança para nós, comerciantes, e dos proprietários residenciais. É grande o descaso das pessoas que frequentam a Praça no final de semana, eles acabam destruindo um bem público que é pago por todos nós. Acho muito boa a ideia de cercamento.”
Eduardo Koetz Rodrigues, 35 anos – morador. “Acredito que o fechamento da Praça não vai adiantar nada. O pessoal vai procurar outras formas pra ficar na rua, e, virão para as nossas calçadas. Acho que poderia ter um posto da Guarda Municipal, ou fiscalização mais intensiva. Fechar não vai adiantar, infelizmente.”
Ademir da Silva, 48 anos – comerciante. “Acho que não precisa fechar a Praça. Vai tirar muito a beleza do local, a sensação de liberdade, de natureza. Vai ficar uma coisa muito fechada, como se estivessem isolando a Praça. Acho que deveriam colocar vigilante, deslocar o pessoal da Guarda Municipal pra passar mais seguido, fazer banheiro, organizar melhor. Não há necessidade de fechar a Praça.”