Troca de comando na EsFES marca a despedida do tenente-coronel Oscar Bessi Filho

Capitão Luciano de Paula Pavlak assumiu o comando da Escola da Brigada Militar

A solenidade de passagem do comando da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) aconteceu na tarde de ontem, segunda-feira, 10. Na ocasião, de forma solene, o Tenente-coronel Oscar Bessi Filho passou o comando da EsFES de Montenegro ao Capitão Luciano de Paula Pavlak. O evento ocorreu na própria escola, com a presença de autoridades e realização de homenagens, sendo entregues comendas para pessoas que ajudaram a EsFES nos momentos de maior dificuldade, principalmente após a grande enchente de maio do ano passado.

Foi um momento de emoção, marcando também a despedida do tenente-coronel Bessi da ativa, já que após 35 anos de carreira militar ele foi para a reserva. Familiares e convidados do ex-comandante da escola participaram, assim como do seu substituto. Bessi, no mês passado, já recebeu das mãos do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, a carta de agradecimento pelos 35 anos de serviços prestado na ativa da BM, período que encerrou ontem.

Tenente-coronel Bessi passou o comando da Escola de Formação de Soldados da BM ao Capitão Pavlak

Natural de Porto Alegre, Bessi mora em Montenegro desde 1979, quando tinha 9 anos. Em 1990 ingressou na carreira militar, seguindo o caminho do pai, que foi tenente-coronel, mesma patente a qual foi promovido no último dia 30 de dezembro. Começou como cadete na Capital. Trabalhou depois em Alvorada e Canoas. Em 2005 retornou para Montenegro, já como capitão, comandando o policiamento. Atuou também como comandante em São Sebastião do Caí por 7 anos.Em 2021 Oscar Bessi foi promovido a major, quando assumiu o comando do 27º BPM no Caí. Atuou também como chefe do setor de comunicação da Brigada no Estado. E em outubro de 2022 voltou para Montenegro para assumir o comando da EsFES.

Enfrentou enchentes, inclusive a grande inundação do último mês de maio, que quase fechou a escola da Brigada em definitivo. Sobre sua carreira, lembra também o enfrentamento de criminosos em tiroteios e a morte de colegas que tombaram em serviço. E agradece o apoio da família, colegas de farda e ao comando da BM. Na reserva remunerada, Bessi diz que pretende se dedicar novamente a atividade literária.

Novo comandante da EsFES

A Escola da Brigada Militar, que completou 50 anos em agosto do ano passado, está em plena atividade, com cerca de 300 alunos-soldados em curso, além de serem ministradas outras capacitações. E agora está sob novo comando.

Com 43 anos, o Capitão Luciano de Paula Pavlak é natural de Independência (RS) e ingressou na Brigada Militar em 2004, como soldado. Serviu no 19º BPM, onde fez parte da Força Tática, e no 4° BPAF, trabalhando nos municípios de Horizontina, e posterior em Independência. É Capitão da turma de 2022 do CSPM. Bacharel em Direito pela FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis), de Santa Rosa, é Pós-graduado em Direito Militar pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras) do Paraná. Tem cursos de Instrutor de Tiro para Oficiais, de Inteligência Policial, Especialização em Operações de Inteligência Policial e de Contrainteligência. E foi sub-comandante do 29º BPM com sede em Ijuí.

“É um novo desafio, pois sempre trabalhei no policiamento ostensivo e agora estou com a missão de conduzir a Escola na formação de novos policiais militares. Estou muito feliz com o convite e vou procurar me dedicar ao máximo para atender os objetivos do Comando da Brigada Militar”, destacou o capitão Pavlak.

Cerimônia contou com a presença do comandante-geral da BM, Coronel Feoli

Últimas Notícias

Destaques