A Polícia Civil esteve presente no bairro Estação em Montenegro, durante a noite da última quinta-feira, dia 2. Mas, dessa vez não foi para cumprir mandados de busca ou prisão. Trata-se de uma ação solidária: distribuir comida.
Para pessoas como a dona de casa Jane dos Santos, a iniciativa ocorreu em um bom momento. Grávida, ela relata que sua renda mensal é no valor de R$180,00, fornecidos pelo programa Bolsa Família. Ao ganhar porções de sopa e de pão, Jane pôde garantir o jantar de toda a família, e economizar o que gastaria naquela noite para o preparo de outras refeições. “É sempre bom receber uma ajuda. Estou levando para toda a família”, diz.
Seu João Vanderlei de Matos, ferreiro aposentado, atualmente, recolhe material para reciclagem a fim de obter um dinheirinho extra. Para ele, a ajuda também tem grande valor. “Temos que aproveitar. A gente come e dá pras crianças também”, comenta João.
Ao todo, os agentes da Polícia Civil distribuíram 150 porções de sopa e pães. O Supermercado Via II doou os ingredientes e o Frigorífico Herbom, de São José do Sul, deu a carne utilizada no preparo. As embalagens foram compradas com dinheiro dos próprios policiais envolvidos na ação.
“A gente gostaria de fazer mais, mas não temos condições. Essa ação serve para mostrar que a Polícia Civil não faz só repressão, tem o lado social também. As crianças dessa comunidade já começam a nos ver como amigos e não como inimigos”, destaca o idealizador do chamado Sopão de 1ª, o comissário de Polícia Welington Renato Castilhos Camargo. (CA)