Restauração da torre de treinamentos dos Bombeiros tem início nesta quinta

CONTRATEMPO. Já o cercamento foi parado e nova licitação deve ser feita pelo Executivo

Desde 2018, o quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Montenegro está passando por uma série de melhorias, porém ainda existem diversas reformas que precisam ser feitas. Com a primeira parte da reforma completa – pintura interna e externa – a expectativa agora é com a revisão elétrica, ampliação das garagens, reforma do telhado e o cercamento. Também previsto entre as ações necessárias para um bom funcionamento, a restauração da torre de treinamentos deve iniciar nesta quinta-feira, 10.

Empregada tanto em ações de vigilância contra incêndios quanto na preparação dos soldados para salvamentos em locais de maior altura, a restauração da torre é uma intervenção muito esperada pela corporação. A empresa vencedora da licitação e que irá realizar a obra é a Aer Empreendimentos, de Montenegro, que terá o prazo de execução de três meses.

Esse é o mesmo período que foi dado para a execução de cercamento do quartel. A construção da cerca visa garantir maior segurança à unidade, que possui sob a sua guarda uma série de veículos e equipamentos caros, cuja integridade pode ser a diferença entre a vida e a morte de vítimas de incêndios e acidentes.

Com ordem de início assinada ainda em novembro, a obra até foi começada, porém não houve avanço. “Teve um pequeno início, mas logo a empresa pediu uma prorrogação de prazo e a PGM entendeu que já tinha passado um longo período e não teria mais como”, explica o secretário de Obras, Edson Eggers Machado. A empresa Prepaver Construções Eireli, de Nova Santa Rita apresentou o orçamento de R$ 160 mil na licitação em que saiu vencedora.

De acordo com ele, o esperado é que logo o contrato do cercamento seja rescindido devido o não cumprimento de prazo, e outro certame tenha início. “A ideia é de fazer um projeto novo, já com esse complementos todos para depois se licitar novamente”, diz. Edson relata que um novo projeto abrangendo outros serviços de melhorias será elaborado, e a nova licitação irá abarcar todas as necessidades do Corpo de Bombeiros no momento.

Na expectativa pelas melhorias, o comandante do Corpo de Bombeiros de Montenegro, sargento Ângelo de Lima Justo, cita também a intervenção necessária no telhado. “Já faz seis meses da reunião (com a Prefeitura) e até agora não houve nada. O telhado já está apodrecendo lá”, afirma.

Segundo o secretário de Obras, o telhado – assim como a elétrica interna – devem ser abarcados no novo projeto que será feito. Todas as obras de restauro são feitas com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (Funrebom).

Obras custeadas pelo Funrebom
Os custos das obras de reformas, no quartel, são oriundos do Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (Funrebom), instituído pela Lei Municipal 5.235, de 1º de março de 2010. Os recursos do fundo são constituídos por auxílios e subsídios concedidos por órgãos e entidades federais e estaduais, e, além disso, contam com doações recebidas de entes privados.

Últimas Notícias

Destaques