CONCESSIONÁRIA CSG quer recuperar pavimentação até o final do ano
A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que desde fevereiro deste ano assumiu as rodovias estaduais do lote 3 do processo de concessão, anunciou que neste segundo semestre irá realizar a recuperação da pavimentação em todos os 271 quilômetros de sua responsabilidade, além de melhorias na sinalização, drenagem e limpeza das margens. Em Montenegro inclui a RSC-287 e ERS-240, que cortam o município. E deverá ser dada uma atenção especial ao trecho da RSC-287 na localidade de Muda Boi, entre Passo da Serra e Coxilha Velha (Triunfo), que está em estado mais precário, com muitos buracos, ondulações, falta de acostamento e de sinalização.
De acordo com a CSG, já foram construídas e recuperadas as cinco bases de serviços operacionais (BSOs) e também reformados postos da Polícia Rodoviária Estadual ao longo do trecho. Em termos de serviços disponibilizados aos clientes, desde o primeiro dia de concessão, em 1º de fevereiro deste ano, a concessionária informa que foram disponibilizados diariamente, 24 horas por dia, atendimentos de resgate mecânico (guinchos), socorro médico (ambulâncias), prevenção de incêndios (caminhões pipa) e resgate de animais, além de inspeções de tráfego que auxiliam os motoristas.
Na RSC-287 e na ERS-240 foi iniciado o trabalho de limpeza das margens das rodovias, entre Montenegro, Capela de Santana e Triunfo, melhorando também as condições dos acostamentos. E agora para o mês de setembro a concessionária informou que vai iniciar os trabalhos no pavimento, com recuperação do asfalto. Até o final do ano, toda a extensão das duas rodovias deverá estar recuperada.
Reunião na Câmara e Prefeitura
O vereador Gustavo Oliveira (PP) solicitou a realização de uma reunião com a direção da CSG, que está marcada para a manhã desta quarta-feira, dia 30, na Câmara Municipal. O encontro deverá ter a presença de Paulo Negreiros, diretor executivo da CSG, que estará representando a concessionária e fornecendo as informações. Na ocasião, devem ser prestados esclarecimentos sobre a instalação do pedágio na ERS-240, junto à divisa entre Montenegro e Capela de Santana, bem como as obras previstas na RSC-287, como na localidade de Muda Boi e na entrada do bairro Panorama.
Em 18 de agosto, Paulo Negreiros esteve na Prefeitura de Montenegro e se reuniu com o prefeito Gustavo Zanatta, gerente de contratos e convênios, Silvio Kael, e com o secretário de gestão e planejamento, Daniel Vargas de Oliveira. Na ocasião, o diretor executivo da CSG confirmou que em setembro deverá iniciar a nova pavimentação na RSC-287 e ERS-240. E também explicou que a concessionária se prepara para as mudanças anunciadas pelo Governo do Estado, para que as praças de pedágio adotem o modelo free flow, com cobranças eletrônicas de tarifas. E isso inclui o novo pedágio a ser instalado no início do próximo ano na altura do quilômetro 30 da ERS 240, perto da divisa entre Montenegro e Capela de Santana.
A CSG está instalando bases de serviços operacionais (BSO), sendo que uma ficará na ERS-240, em Capela de Santana, devendo ser concluída até o final do ano. As estruturas podem ser usadas por motoristas e passageiros como ponto de apoio, 24 horas por dia, contando com banheiros, fraldários, área de descanso, wi-fi, água e totem de autoatendimento.
O contrato de concessão das rodovias é de 30 anos, com previsão de investimento de R$ 3,4 bilhões em obras, incluindo pavimentações, passarelas, viadutos, pontes, acessos, duplicações, serviços, entre outras melhorias.
Crateras
Em inspeção realizada no último dia 17 de agosto, por uma empresa especializada, a CSG confirmou que na análise preliminar foi detectado um pequeno rompimento na drenagem pluvial sob a RSC-287, no trecho inaugurado em janeiro deste ano entre as duas novas rótulas e vias laterais, próximo do cruzamento com a Rua Ramiro Barcelos (trevo do Ipiranga), na entrada do bairro Santo Antônio. No local, desde o ciclone de junho, por três vezes abriu uma cratera no canteiro central da rodovia, causando o bloqueio das pistas centrais e desvio do trânsito para as vias laterais.
Pelo que foi apurado na inspeção, o rompimento na tubulação estaria causando a fuga do aterro em dias de chuva intensa. Com a entrega do relatório final, a concessionária informou que deverá ser providenciado o conserto de forma definitiva. “Não sabemos ainda o tamanho e tempo de interdição da via”, informou.