Primeiro final de semana do ano teve novos incêndios na região

Na segunda-feira, outro sinistro foi registrado, dessa vez numa serraria localizada em Brochier

Doralina Kochenborger Fernandes, de 82 anos, viu uma nuvem de fumaça através da janela da casa onde mora, no Centro de Brochier, no final da tarde do dia 1º, e pensou se tratar de alguém queimando algum tipo de entulho. Mal sabia ela que o fogo era em uma área de plantação de eucaliptos, na chácara de sua propriedade, na localidade de Reta Grande. A pronta ação de moradores e da Brigada Militar de Brochier, e dos Bombeiros Militares de Montenegro, impediu que o fogo se alastrasse e chegasse ao imóvel da propriedade e às residências vizinhas. Situações como essa têm sido comuns na região desde o começo da intensa onda de calor registrada neste Verão. Os Bombeiros alertam para medidas preventivas.

A corporação dos Bombeiros Militares de Montenegro atendeu nove chamados de incêndio entre os dias 1º e 2 de janeiro. Desse total, um foi em residência, os demais (8) foram para apagar fogo em vegetação. O chamado para atendimento à ocorrência na propriedade de dona Doralina, ocorreu por volta das 17h30min de sábado. A guarnição utilizou batedores e 2 mil litros de água para controlar o fogo.

Uma área de plantação de eucaliptos pegou fogo em Brochier . Foto: Guilherme Willers

Os bombeiros destacam o apoio recebido de populares. Dona Doralina também demonstra gratidão. “Não imaginava que era rodeada de gente tão maravilhosa, de coração tão solidário. Deus abençoe todos”, diz a aposentada. Três policiais militares atuaram na segurança do trânsito no local.

Já em Montenegro, foi atendido um incêndio em residência na rua Dr. Flores, contudo, sem gravidade. No mesmo dia, houve fogo em vegetação na ERS-124. No domingo, as queimadas em mato foram registradas na rua Hans Warelman, no bairro Timbaúva, na rua Capacabana; no bairro Centenário; na Av. Júlio Renner (Via II), às margens da RSC-287 e novamente na ERS-124.

Já na tarde de segunda-feira, 3, um sinistro foi registrado na Serraria Schneider, em Linha Pinheiro Machado, interior de Brochier. Ninguém se feriu.

As altas temperaturas e a baixa umidade do ar favorecem a propagação das chamas. É preciso redobrar os cuidados para evitar que grandes sinistros, como os observados na região na semana passada – quando três grandes incêndios consumiram um depósito de carvão em Brochier, uma casa no bairro Santo Antônio em Montenegro, e outra em São José do Sul – sigam ocorrendo.

O comandante da corporação de Montenegro, sargento Ângelo de Lima Justos, orienta a população para que não queime nenhum tipo de lixo. A queima de galhos e mato cortado para “limpar” áreas de plantação é algo que também não deve ocorrer. “Cuidados com a sobrecarga de energia elétrica também precisam ser adotados. Não use o chamado T ou Benjamim para ligar vários aparelhos elétricos. Sempre que for sair de casa ou viajar, desligue aparelhos elétricos. Para aqueles que fumam, não joguem o cigarro nas beiras das rodovias”, acrescenta o bombeiro.

Outros incêndios na região
Em São Sebastião do Caí, foram cinco incêndios, dois a residências e três incêndios florestais. Duas casas de madeira – ambas no mesmo pátio – foram consumidas pelo fogo no dia 1º, na Rua N, Bairro São Martins. No domingo, dois casos de fogo em vegetação mobilizaram os Bombeiros Voluntários do Caí.
O primeiro ocorreu por volta das 13h30min, na Estrada do Campestre, no bairro Conceição. Cerca de uma hora depois, os bombeiros foram chamados para um incêndio no quilômetro 17 da ERS-122, no Bairro Loteamento Popular.

Últimas Notícias

Destaques