PRF adere a convênio para cercamento eletrônico em BRs do Rio Grande do Sul

Foi assinado nessa terça-feira, 20, em Porto Alegre, o convênio entre o governo do Rio Grande do Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o compartilhamento de informações dos sistemas de monitoramento e cercamento eletrônico. A cerimônia da assinatura foi realizada no Palácio Piratini.
A parceria tem vigência de cinco anos e não prevê empenho de receitas específicas para a realização, de acordo com o governo. Serão compartilhadas cerca de 1,2 mil câmeras, além do banco de dados. Informações que são sigilosas seguirão nessa condição.

A PRF não divulga quantas câmeras tem pelo país, mas o governo gaúcho poderá ter acesso a todas. O projeto não é uma novidade, e começou no Ceará. No Vale do Caí, Montenegro foi escolhida para sediar a Central de controle do vídeomonitoramento e cercamento eletônico. A sala operacional está instalada na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e já recebe imagens de Pareci Novo e pontos de Montenegro.

De acordo com o comandante o tenente-coronel João Luís Machado, comandante do 5º BPM, a adesão da PRF ao cercamento eletrônico dará condições de melhorias ao trabalho que já vem sendo feito. “Essa participação da PRF é importante por que vamos fazer a contenção desses delinqüentes já na BR, antes de entrar em Montenegro e se entrarem, teremos uma pronta resposta . A gente também vai ter condições de detectar veículos furtados ou roubados. A instalação dos equipamentos eletrônicos nas BRs deve ocorrer ainda este ano, acredita o comandante.

Últimas Notícias

Destaques