Praça dos Ferroviários teve 30 ocorrências no feriadão

90% dos chamados atendidos pela BM foram por perturbação ao sossego público

A Brigada Militar de Montenegro registrou 30 ocorrências na Praça Leonel de Moura Brisola – mais conhecida como Pracinha dos Ferroviários – do dia 25 até 31 de dezembro. Segundo informações do 5º Batalhão da Brigada Militar (BPM), 90% dos chamados atendidos através do 190 foram relacionados com perturbação do sossego e da ordem pública – também houve registro por tráfico de drogas e desobediência, entre outros. A Administração Municipal informa que irá intensificar ações de fiscalização às aglomerações e que a manutenção dos espaços públicos abertos depende do comportamento dos frequentadores frente à pandemia. Contudo, em caso de baderna a BM deve ser chamada.

Cassiano Macedo, morador da rua Esperança, reclama da falta de bons modos de parte do pessoal que frequenta à praça. “A gente não tem mais sossego. Chega o final de semana, a gente quer descansar, mas não consegue, tamanha é a baderna”, comenta. Reclamações como as de Cassiano se repetiram inúmeras vezes ao longo do feriadão de final de ano, na sala de Operações do 5º BPM. “É insustentável! A gente vê, inclusive, tráfico de drogas. Tem horas que não dá para abrir a janela por causa do cheiro que vem da praça”, acrescenta.

O subcomandante do batalhão, major Hélio Schauren, afirma que a situação é de conhecimento da BM e que a polícia está atenta aos acontecimentos no local. “Todos nós estamos preocupados e trabalhando em cima disso. Intensificamos a presença policial na praça com reforço dos alunos-soldados e agora daremos continuidade às ações de ronda nos finais de semana”, afirma.

Juntamente com o comandante do policiamento, tenente Daniel Augusto de Souza, e do agente do setor de inteligência, sargento César Gaertner, o subcomandate destaca que o problema é mais complexo do que parece e precisa ser trabalhado de forma ampla, envolvendo diversos setores da sociedade e, principalmente, os usuários dos espaços públicos devem cumprir seu papel na sociedade sem causar transtornos aos demais.

A Administração Pública Municipal concorda com a fala do subcomandante. O atual governo, em campanha, prometeu criar um grupo para debater alternativas para o local. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura (Acom), há a intenção da Administração em criar o grupo. Mas ainda não houve tempo para fazer um estudo mais detalhado do caso, pois a nova gestão ainda está se inteirando dos fatos. A ideia é, em breve, reunir moradores, comerciantes, agentes públicos e das forças de segurança para estabelecer um plano de ação.

Segundo informações da Acom, a fiscalização sobre o consumo de álcool e drogas nos locais públicos é atribuição da Brigada Militar. Se alguém constatar esse tipo de prática deve acionar o 190. O comandante do policiamento, tenente Daniel Augusto, ressalta que, sempre que possível, é feito deslocamento imediato para atender aos chamados. Contudo, ocorrências envolvendo violência doméstica, furtos e outras, aparecem em primeiro plano na ordem de atendimentos. Por isso, a população precisa ter paciência. “Nem sempre conseguimos ir na mesma hora em que somos contatados, mas assim que possível a gente vai deslocar uma viatura até o local”, conclui.

Guarda Municipal irá intensificar fiscalização
A Guarda Municipal (GM) esteve reunida com o prefeito Gustavo Zanatta, nessa terça-feira, dia 5, quando foi orientada a intensificar as ações de fiscalização nos locais públicos aos finais de semana, tendo em vista que muitas pessoas não estão usando máscaras, tampouco mantendo distanciamento. A ação vale a partir do próximo final de semana e deve ter reflexo também sobre o comportamento inadequado (brigas, gritos, som alto) em locais de uso coletivo.

A Administração Municipal também pede a colaboração de todos para que não saiam em grupos, que usem máscara e álcool gel. O comportamento preventivo de toda a comunidade irá garantir que não ocorra novo fechamento desses espaços. No ano passado esses espaços ficaram cerca de quatro meses fechados.

PMs ensinaram o local correto para colocar o lixo

Desde cedo as crianças aprendem a descartar o lixo no local adequado para isso. Mas parece que muitos dos que frequentam as praças da cidade não tiveram infância, ou, se tiveram pouco aprenderam sobre onde largar sobras de lanches, copos e garrafas descartáveis.

Durante as ações realizadas no final de ano, os PMs pediram aos usuários da Praça dos Ferroviários para que recolhessem seus resíduos e colocassem nas lixeiras.

A atitude dos policiais foi parabenizada por dezenas de pessoas em uma rede social. Para quem está acostumado a ver grande quantidade de lixo na praça, após os “dias de festa”, encontrar os materiais no local correto é sim motivo para cultivar a esperança de que as coisas ainda podem mudar.

Últimas Notícias

Destaques