Posto de Identificação fecha nesta semana e deve reabrir em novo local

Hoje, terça-feira, 30 de abril, é o último dia para confecção de carteiras de identidade no Posto de Identificação, que desde 2021 funcionou junto ao prédio da 1ª Delegacia de Polícia, na Rua José Luiz, ao lado do posto de saúde. Após o feriado de 1º de maio, na quinta e sexta-feira poderão apenas ser feitas retiradas de carteiras já prontas. Também já está prevista a mudança para um novo local.

Com a previsão de início de reforma do prédio que vai sediar a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a 1ª Delegacia, o Instituto Geral de Perícias (IGP) foi comunicado sobre a necessidade de deixar o local. Para não deixar a população sem o serviço, a Prefeitura deve firmar um termo de cooperação com o IGP, cedendo um local, além de estagiária e mobiliário. Inicialmente se estudou a possibilidade de uma sala no anexo do antigo prédio da Prefeitura, nos fundos do Palácio Rio Branco. Já na última quinta-feira foi feita uma visita, por uma equipe do IGP e da Prefeitura, em duas salas da Estação da Cultura, na Rua Osvaldo Aranha, para onde o Posto de Identificação deve ser transferido, com reabertura prevista para 8 de maio.

O vice-prefeito Cristiano Braatz, acompanhado do vereador Gustavo Oliveira, recebeu a vice-diretora do Departamento de Identificação, Flavia Vianna Ferreira, o papiloscopista Eduardo Lourenço e o chefe do Setor de Informática do Departamento, Márcio Fuchs. A equipe do IGP considerou as duas salas da Estação da Cultura adequadas. Agora estão sendo analisadas as questões técnicas, principalmente parte elétrica e de sistema de internet. Existe a possibilidade de o serviço operar com duas máquinas e com isso triplicar o número de atendimentos, que atualmente é de cerca de vinte agendamentos ao dia.

Para Cristiano, houve um grande avanço, já que existia o risco de fechamento do Posto de Identificação, acarretando prejuízos e transtornos para a população. “Será num local adequado, com fácil acesso, banheiros e praça de alimentação”, ressalta. Já o vereador Gustavo Oliveira lembrou a falta de estrutura do local anterior, que não tinha banheiros e as pessoas chegavam de madrugada, formando filas ao relento para garantir suas senhas.

“Terá uma área ampla e coberta para as pessoas aguardarem”, diz. “Solicitamos que seja feito o agendamento pela internet, para que as pessoas não precisem esperar”, completa. Cristiano diz que mais um servidor poderá ser disponibilizado pela Prefeitura após realização de concurso e o Estado também poderá oferecer dois funcionários, possibilitando assim a ampliação do serviço em mais atendimentos. “É um serviço do Estado em parceria com o município”, frisa.

Últimas Notícias

Destaques