Polícia faz operação contra estelionatária acusada de mais de 50 golpes contra idosos

A 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, com apoio de policiais civis de Lajeado, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul e Estrela, deu execução à fase final da Operação Lábia de Algodão, de combate a organização criminosa especializada em falsificação de documentos e crimes de estelionato contra idosos e vulneráveis na região do Vale do Caí e do Taquari.

Conforme o delegado André Roese, uma mulher é acusada de mais de 50 golpes no Centro de Montenegro, fazendo principalmente idosos e pessoas analfabetas como vítimas. E depois se mudou para Fazenda Vilanova. “Pegava empréstimos no nome de idosos e ficava com boa parte do valor. Vários idosos ficaram na miséria, virando sem teto. Tirava tudo que podia, de pessoas que até perdiam seus benefícios da previdência e não recebiam mais nada”, diz o delegado.

Segundo a Polícia, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fazenda Vilanova e Montenegro, sendo apreendidos dinheiro, documentos e cumprida prisão preventiva da braço direito da líder do bando, a qual segue foragida. “Ela deixou o filho de 12 anos sozinho em casa, a fim de acompanhar a movimentação policial, sendo observado que avisou para não voltar para casa, sendo apresentado ao Conselho Tutelar da cidade pela situação de risco”, cita o delegado.

A Polícia também tentou dar cumprimento à prisão do outro indiciado. “Ele trabalha como motorista particular do prefeito de Fazenda Vilanova, inclusive sendo apurado que usava dessa condição para dar credibilidade aos golpes e realizar represálias contra as vítimas inconformadas”, declara o delegado, informando que o acusado é ex-vereador de Fazenda Vilanova.

Trata-se de fase final de investigação de quase quatro anos, contando com mais de 50 inquéritos policiais, tendo muitas de suas vítimas chegado à condição de indigência, ao ponto de serem despejadas e se tornarem moradores de rua. Nas diligências, vislumbrou-se pelas apreensões que continuam a aplicar os golpes. A estelionatária e o ex-vereador seguem foragidos. (GB)

Últimas Notícias

Destaques