A Delegacia de Repressão a Roubo do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) investiga a ligação de um ataque com explosivos a agência do Banrisul, em Três Cachoeiras, na madrugada de ontem com a ocorrência registrada em Vale Real, na madrugada da última sexta-feira. Além de ambos os bancos explodidos serem do Banrisul, nos dois casos os criminosos utilizaram motocicletas.
O titular da Delegacia de Roubos, delegado Joel Wagner, prefere ser cauteloso em analisar os fatos, mas admite que as duas ocorrências possuam características semelhantes. Só que diferente de Vale Real em que pelo menos um terminal do autoatendimento os criminosos tiveram acesso ao dinheiro, no Litoral Norte os bandidos se deram mal.
O policial confirma que o dinheiro não foi furtado e até que a perícia localizou pingos de sangue em um indicativo de que eles tenham se ferido com o uso do material explosivo. “Eles conseguiram danificar apenas a parte de cima do terminal”, acrescenta.
Joel traz outra suspeita de que os responsáveis possam ser inexperientes neste tipo de ação, já que testemunhas dizem terem visto dois homens em uma moto indo em direção ao Centro da cidade, o que pode indicar que sejam do município ou estivessem se refugiado naquela região. O delegado não descarta que criminosos inexperientes estejam migrando para este tipo de crime.
“Novas quadrilhas podem estar em atuação. É um crime em evidência, o que pode ser um estímulo a criminosos cometerem, embora não tenha experiência”, conclui. Em Bento Gonçalves e em Caxias do Sul também ocorreram furtos de banco com explosivos em que criminosos empregaram motos no crime.