Área do 5º BPM voltou a ter redução na criminalidade
O mês de outubro deste ano foi de significativa redução nos índices de criminalidade na área do 5º BPM. Além da sede em Montenegro, o batalhão inclui os municípios de Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo. “Temos resultados muito bons, que demonstram a seriedade da Brigada Militar no trato dos assuntos de segurança pública. Houve um drástico aumento no trabalho policial nos últimos quatro meses, desde que estamos no comando do 5º BPM. E percebe-se este trabalho exaustivo e muito comprometido da tropa através dos números da avaliação de outubro, em comparação com os últimos dois anos”, ressalta o tenente-coronel José Luís Krauze.
Ele cita como exemplo os 702 autos de infração lavrados no mês passado, enquanto em outubro do ano passado foram apenas 167 multas de trânsito. O número de veículos autuados foi de 498 no mês anterior, sendo que no mesmo período de 2023 foram somente 86. Na mesma época, 6.106 pessoas foram abordadas em outubro deste ano e 1.004 no ano passado. Isso mostra o resultado das barreiras de fiscalização realizadas em pontos estratégicos das cidades. E é importante o apoio da comunidade, não devendo avisar os locais para evitar que bandidos sejam informados. Aliás, avisar sobre barreira policial é crime e pode inclusive ocasionar em prisão.
Outros números também comprovam a eficiência do trabalho realizado pela BM. Em outubro de 2024 foram registrados 3.043 boletins de atendimento, contra 1.642 de 2023. A quantidade de foragidos da justiça presos aumento de 4 para 5. O volume de drogas apreendidas cresceu de 261 gramas para 4,22 kg, com 12 prisões por tráfico. Já o número de armas apreendidas dobrou, de 2 para 4. E o de munições saltou de 7 para 42.
Sem crimes violentos na região
Por outro lado, ocorreu a redução na violência. Em outubro deste ano não foi registrado nenhum caso de roubo a estabelecimento comercial e residência. Também não aconteceram roubos de veículos, homicídios, feminicídios e latrocínios (matar para roubar).
Os furtos e arrombamentos caíram de 17 para 12 e à pedestre de 12 para 8. Os furtos qualificados reduziram ainda mais, de 14 para apenas 2. Os casos de abigeato (furto de gado) diminuíram de 4 para 2. E os de furto de veículo desabaram de 8 para apenas 1 caso, sendo que esse único registro ocorreu em Garibaldi e a recuperação do carro, além da prisão, ocorreram em Barão.
Para o tenente-coronel Krause, os bons números da região, considerada uma das de menor índice de criminalidade do Estado, são resultado do trabalho sério e abnegado dos policiais militares. “Diariamente, mesmo em final de semana e feriado, trabalhamos 24 horas para oferecer segurança pública de qualidade, para que todos possam ter tranquilidade ao exercer suas atividades”, conclui o comandante do 5º BPM.