Operação Golfinho terá apoio de policiais do 5º BPM

A Operação Golfinho começa nesta sexta-feira e conta com a presença de dez integrantes do 5º BPM do Vale do Caí como salva-vidas. A Operação Verão para Todos do Governo do Estado, na qual está inserida a Operação Golfinho, será aberta na manhã deste sábado, às 10h, em Capão da Canoa.

Soldado Taigor Pedroti

O soldado Taigor Pedroti atuará nessa missão pelo segundo ano consecutivo em uma praia do Litoral Norte (por questões de segurança, ele pediu para não ser divulgada em qual). O PM cita o fato de exercer a função como algo muito significativo. “Para mim, é um sonho realizado. Tive que me puxar nos treinamentos, não foi fácil. Mas ter a oportunidade de salvar vidas não tem preço.”

Os treinamentos dos candidatos a salva-vidas consistem em nado de 200m em até cinco minutos, corrida, salvamento com boia e técnicas de primeiros socorros. “Pegamos bastante frio na lagoa de Cidreira. Foi complicado, mas o corpo acostuma.” O soldado recorda como marcante, entre diversas ocorrências, o resgate de duas crianças, no ano passado, em Quintão.

A conscientização e um comportamento adequado da população é fundamental para evitar os desastres no mar. Os salvas-vidas marcam os pontos onde há correntes de retorno e buracos. Também é importante estar atento às bandeiras: verde (mar bom), amarela (cuidado) e vermelha (perigoso). A azul significa pessoa encontrada. “O pessoal tem que ter consciência, colaborar. É uma parceria nossa com os banhistas”, comenta Pedroti.

Últimas Notícias

Destaques