IDENTIDADE visual é inspirada em biomas do Estado
O fardamento do Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Montenegro (Patram) está de cara nova. As peças foram desenvolvidas para promover conforto térmico e mais segurança aos policiais ambientais. A estampa do novo uniforme, denominada Pampa Atlantic Forest, presta homenagem aos dois principais biomas do Rio Grande do Sul: Pampa e Mata Atlântica. A nova farda era uma antiga demanda da Polícia Ambiental do Estado, lembra o comandante da Patram, tenente Luís Fernando da Silva. “A Polícia Ambiental da Brigada Militar era a única do Brasil que ainda não tinha um fardamento camuflado”, conta o comandante.
O tenente fez parte da comissão de estudos que deu origem ao novo fardamento. Segundo ele, o projeto das peças foi pensado para levando em conta aspectos de funcionalidade e o conforto. A posição estratégica dos bolsos e a capacidade de mimetização (camuflagem) contribuem para aumentar a segurança em operações de risco. “O projeto foi apresentado e aprovado pelos comandos Ambiental e Geral da Brigada Militar. Em agosto todos os pelotões ambientais do Estado passaram a receberam o novo fardamento”, relata o oficial.
“A gente opera, na maioria das vezes, em ambiente rural, no meio da vegetação. Se é um local em que está ocorrendo crime de caça, ou, desmatamento, a roupa facilita nossa aproximação aos criminosos, com maior segurança”, acrescenta o tenente. Para o comandante, é importante que a comunidade conheça o novo fardamento e saiba identificar quando vir as equipes da Patram. “A gente quer fazer essa divulgação para a comunidade, por que, as pessoas ficam em dúvida se é ou não Brigada.”.