Novo asfalto da RSC-287 causa preocupação devido ao excesso de velocidade

PRE está intensificando a fiscalização com radar para evitar acidentes

As obras de recapeamento asfáltico na RSC-287, entre Montenegro e Triunfo, estão deixando a rodovia em condições bem melhores. O trecho, antes bastante esburacado e com ondulações, está com um asfalto praticamente novo.

As melhorias na rodovia eram uma reivindicação antiga, principalmente no trecho mais crítico, entre os quilômetros 15 e 18, na localidade de Muda Boi, em Montenegro. Os trabalhos estão sendo executados pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que desde fevereiro deste ano passou a ser a responsável pela manutenção. E mesmo que esteja sendo feita também uma nova sinalização horizontal, com a pintura das faixas laterais e central da pista, as melhores condições de trafegabilidade causam outra preocupação: o risco de acidentes.

Com os buracos e desníveis os motoristas se obrigavam a trafegar em baixa velocidade. Agora com o asfalto novo já se nota um aumento de velocidade, além de ultrapassagens em locais indevidos, que são justamente as principais causas de acidentes num dos trechos que anos atrás registrou muitas ocorrências que resultaram em mortos e feridos. O número de cruzes que tinham nas margens da rodovia chamava a atenção, lembrando as várias pessoas que já perderam a vida em acidentes. As colisões eram freqüentes, chegando a vitimar famílias inteiras.

Os motoristas também devem cuidar porque não está sendo pavimentado o acostamento. Com isso, em caso de saída de pista pode perder o controle no desnível e brita, indo parar no barranco e colidir com árvores, como já aconteceu em alguns acidentes. Entre as alternativas para aumentar a segurança estaria à colocação de tachões no centro da pista em pontos que é proibido ultrapassar. Também poderiam ter mais controladores de velocidade, já que existe um único pardal na altura da localidade de Passo da Serra. A PRE alerta que o limite de velocidade na rodovia é de 80 km/h.

MOTORISTAS IMPRUDENTES
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Montenegro, os condutores estão agindo de forma mais imprudente, confirmando um aumento significativo no excesso de velocidade empregado na condução de seus veículos.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar, através do Grupo Rodoviário de Montenegro, de forma técnica e objetiva, informou que vem empregando diuturnamente operações com radar móvel no local, com o intuito de preservar vida e foco na segurança viária. O objetivo é de reduzir o excesso de velocidade e orientar os motoristas a respeitarem as normas de trânsito.

O comandante da PRE em Montenegro, sargento Tiago dos Santos Machado, ressalta que desde o recapeamento da pista e o reforço na fiscalização, aumentaram significativamente as infrações, com a aplicação de mais multas, principalmente por excesso de velocidade.

Atual comandante do Comando Rodoviário no Estado, o coronel Rogério Pereira Martins frisa que está sendo intensificada a fiscalização na região, inclusive com o incremento de efetivo de outras regiões, como o pelotão de motos e a Força Tática. “Neste trecho vamos incrementar a fiscalização, inclusive com medidas de redução de velocidade, através do uso de radar”, destaca. Ele pede que os motoristas conduzam os veículos dentro das regras de segurança e com atenção redobrada quanto aos limites de velocidade da via, além de não realizar ultrapassagens de risco e em locais proibidos, pois essas são as principais causas de sinistralidade.

OBRAS E PEDÁGIO
Mesmo com as constantes chuvas, as obras na RSC-287 seguem em andamento, inclusive em finais de semana. Os motoristas devem ter paciência, pois em alguns trechos ocorrem bloqueios parciais, ficando em meia pista e sistema de “pare e siga”. A previsão de conclusão, se o clima ajudar, é para este mês de novembro.

A CSG projeta recuperar os 21 quilômetros da RSC-287, entre Triunfo e Montenegro, incluindo pavimentação, sinalização, drenagem e limpeza. E depois as obras vão seguir na restauração de 33 quilômetros da ERS-240, entre Montenegro, Capela de Santana, Portão e São Leopoldo. Incluindo ainda as melhorias na ERS-122, ERS-446, RSC-453 e BR-470, a concessionária anuncia um investimento de cerca de R$ 200 milhões neste segundo semestre, com previsão de conclusão de todos os trabalhos em dezembro.

Até o final de janeiro de 2024 também está prevista a implantação de todos os seis pórticos de pedágio de cobrança automática, o chamado free flow, incluindo na altura do KM 30 da ERS-240, junto a divisa de Capela de Santana com Montenegro, que deverá entrar em funcionamento em fevereiro.

Obras devem continuar até o final de novembro

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