Em comparação com 2023, abordagens subiram de 1.109 para 7.361 pessoas
Novamente ocorreu redução nos índices de criminalidade na área do 5º BPM, incluindo Montenegro e mais oito municípios, no mês de novembro, comparando com o mesmo período do ano passado. E isso é resultado, principalmente, da intensa fiscalização que vem ocorrendo. Um exemplo é que enquanto as abordagens aumentaram de 1.109 para 7.361 pessoas (663%), os roubos a pedestres caíram de 6 para 2 e os arrombamentos de 19 para 11. Já os furtos a pedestre reduziram de 16 para 8 e os arrombamentos de 9 para 5. Já as prisões por tráfico cresceram de 14 para 16 e as de foragidos da Justiça de 4 para 10.
Os boletins de atendimento, comparando novembro deste ano com o mesmo mês de 2023, aumentaram de 1.620 para 2.560. Já o número de multas de trânsito emitidas subiu de 164 para 419 (255%). E o de veículos autuados pulou de 88 para 302. Além disso, não foram registrados assaltos a estabelecimentos comerciais, roubo de veículo, feminicídio e latrocínio (matar para roubar). Apenas um homicídio ocorreu em novembro deste ano, mesmo número do penúltimo mês de 2023.
Os números se referem à área de Montenegro, Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo. E mostram uma tendência que já ocorre nos últimos meses, de aumento no trabalho policial, refletindo na redução da violência. “Com satisfação percebemos a diminuição drástica de índices criminais que a pouco tempo atrás nos incomodavam. Felizmente as ocorrências mais graves, como roubos, mortes violentas, furtos e crimes envolvendo o comércio, estão em franca decadência, graças ao aumento da produtividade policial, com mais abordagens, revistas e barreiras. Isso mostra que a Brigada está trabalhando efetivamente na prevenção, com as cidades recebendo um policiamento ostensivo de maior qualidade e efetividade”, avalia o comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze.