O montenegrino Jaime Büttenbender, de 40 anos, está perto de realizar o sonho de atuar como guarda-vidas nas praias gaúchas. Ele é uma das 3.650 pessoas inscritas para o curso de Guarda-vidas Civil, promovido pelo Corpo de Bombeiros. A cada nova fase, muita gente acaba voltando pra casa, mas esse não é o caso de Jaime. Atualmente ele já está no processo de estágio e, se tudo ocorrer como ele espera, em breve será de fato um dos 800 selecionados para atuar na temporada de Verão.
O processo seletivo é composto por três etapas: exame de saúde e mental, aptidão física e capacitação técnica com 200 horas/aula. A Operação Verão ocorre entre novembro deste ano e abril do ano que vem. Os selecionados terão remuneração mensal de R$ 2 mil durante o treinamento e, após aprovados, o valor será de R$ 4 mil. Os benefícios incluem auxílio-transporte e vale-refeição.
No ano passado, Jaime atuou em água doce no balneário Caichoeirinha, no Rio Jacuí, em General Câmara. Lá ele passou por duas experiências de salvamento e sentiu a satisfação de ajudar ao próximo. “É uma sensação maravilhosa, sem falar na gratidão das pessoas”, comenta.
Agora Jaime está em Imbé, no litoral norte, onde se prepara para prestar serviços nas águas do mar. O curso tem validade por quatro anos, e permite a atuação em balneários que necessitem de salva-vidas, além disso, serve para trabalho em navios. Otimista, ele afirma estar preparado para os desafios e já sonha em ir mais longe. “Eu quero ser convidado para um intercambio em Portugal”, relata.
Os candidatos são submetidos a treinamento militar. Entre as provas está o contorno a nado da plataforma de Tramandaí e técnicas de salvamento. Os aprovados poderão escolher a praia onde trabalharão.