Uma moradora de Montenegro, de 41 anos, procurou a Delegacia de Polícia para fazer uma denúncia de estelionato. Vera dos Santos informou ter sido lesada em R$ 6.880, que foram retirados de sua conta corrente e da poupança sem autorização.
Vera lembra que costumava usar aplicativo do banco para fazer os seus pagamentos. No último dia 30 de janeiro começou a receber mensagens pelo WhatsApp, de um contato se apresentando como da Caixa Federal e informando que ela estava com a conta e senha bloqueadas. E para desbloquear a cliente teria que ir à agência. “Fui à Caixa e vi que realmente estava bloqueada”, recorda. “Alegaram no banco que o motivo era bloqueio por monitoramento”, completa.
A cliente conferiu que não havia alterações em suas contas bancárias nesta data. E como estava na agência, aproveitou para fazer a assinatura eletrônica da conta poupança, que facilita para fazer operações como pagamentos, transferências e outras transações. Em 1º de fevereiro, Vera diz que estranhou ao receber novamente mensagens informando que sua senha e conta estavam em processo de bloqueio preventivo. No dia seguinte foi novamente ao banco e verificou que realmente tinha sido feito o bloqueio por questão de segurança. Então relata que aproveitou para cadastrar seu telefone celular para poder fazer as transações. Em seguida, ao sair do banco e se dirigir ao trabalho, quando acessou o celular, viu que no dia 30 de janeiro, às 17 horas, tinham sido feitos dois saques por PIX da sua poupança. “Eu não tenho PIX nesta conta e tiraram 2.980 reais”, estranhou. Ela conta que retornou ao banco no mesmo momento que descobriu o que havia acontecido. “Quando eu estava na agência recebi mensagem de saque de R$ 3.900 da minha conta corrente. Isso ocorreu enquanto eu estava dentro da agência, sendo atendida pelo funcionário e no momento em que era feita a contestação do saque da poupança”, reclama.
Vera registrou boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia e também procurou a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdecon). Entre os documentos, anexou a contestação feita na Caixa, prints de conversas e BO. Citou, ainda, que um PIX foi para o prefixo 011 e que as mensagens se dizendo da Caixa também eram de um 011.
No último dia 7 de fevereiro recebeu parecer do banco, o qual informou não ter encontrado indícios de fraude eletrônica na movimentação. Cliente do banco por quinze anos, Vera ficou bastante frustrada. Bloqueou suas contas e decidiu procurar por um advogado para ingressar na Justiça com ação pedindo o ressarcimento dos valores. “Não faço mais nenhuma movimentação online, só presencialmente”, afirma, sobre o trauma, prejuízos sofridos e a falta de segurança encontrada neste tipo de transação.
Nota da Caixa
A Caixa informa que monitora seus produtos e serviços e atua em conjunto com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos, assim como na prevenção de fraudes e golpes.
O banco esclarece que as operações financeiras em ambiente digital (Internet Banking, aplicativos Caixa e Caixa Tem) são realizadas somente com credenciais de acesso, tais como usuário e senha, e após o cadastramento de dispositivos. A Caixa reforça que os clientes jamais devem compartilhar dados pessoais, usuário de login e senha.
A Caixa também alerta que os clientes devem estar sempre atentos a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicarem em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais, utilizando sempre os canais oficiais do banco.
Em situações de risco, os clientes devem entrar em contato com sua agência ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.
O banco informa ainda que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. De acordo com a Caixa, as contestações são analisadas por equipe especializada e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido.
A Caixa disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet www.caixa.gov.br/seguranca. Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências www.caixa.gov.br/atendimento. (GB)