Mais abordagens e redução nos crimes em setembro

5.727 PESSOAS foram abordadas e 338 multas de trânsito aplicadas

Assim como já havia ocorrido em agosto, o mês de setembro também registrou redução na criminalidade na área de abrangência do 5º BPM, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além de Montenegro, o levantamento inclui os municípios de Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo.

Para o comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze, os dados criminais policiais estatísticos apresentam melhorias significativas em relação a 2023. E também a evolução positiva em relação a produção operacional. “Um exemplo importante é que em setembro do ano passado foram expedidos 1.660 boletins de atendimento e no mesmo mês em 2024 foram 2.824”, compara. Já quanto às multas de trânsito, aumentou de 134 para 338. O número de veículos autuados subiu de 75 para 258. Já quanto às apreensões de armas de fogo, elevou de 3 para 12.

Os números são resultado das barreiras de fiscalização e operações realizadas. O número de pessoas abordadas aumentou de 1.041 em setembro de 2023 para 5.727 no mesmo período deste ano. Já quanto aos crimes, no mês passado foram apreendidas 22.200 munições. Foi registrado no último mês de setembro apenas um roubo a estabelecimento comercial, ocorrido em Triunfo. Não ocorreram assaltos a pedestre e residência. O número de arrombamentos baixou de 20 para 11.

Um único homicídio foi registrado em setembro deste ano, do caso de um corpo encontrado parcialmente queimado na margem da ERS-124, no bairro Estação, o qual está sob investigação da Polícia Civil. Não foram registrados feminicídios e nem latrocínios (matar para roubar).

A apreensão de drogas aumentou de 716 gramas para 4 Kg

O levantamento mostra que no mês passado não foram registrados furtos e roubos de veículos. Também não aconteceram furtos em veículos. No caso de furtos a pedestres, reduziu de 13 para 5. E de furto qualificado diminuiu de 12 para 11.

O número de presos em flagrante praticamente se manteve, aumentando de 47 para 48. Já a quantidade de drogas apreendidas teve um enorme crescimento, subindo de 716,97 gramas para 4,56 quilos. Sobre casos de abigeato (furto de gado), foram registrados dois no mês passado.

“A situação está dentro de uma normalidade. As guarnições policiais têm tarefas diárias de abordagem de pessoas e veículos, visitas comerciais e nas escolas, barreiras em diversos pontos da região. Com isso estamos conseguindo manter os índices criminais sob controle. Tanto que furtos e roubos estão em queda e até não acontecem”, ressalta Krause. “A

Brigada Militar, através do 5º BPM, tem se esforçado incansavelmente para atingir índices que trazem tranquilidade para a população e condições de uma vida saudável e produtiva na região”, conclui.

Importante que, além de colaborar com informações, a população também deve compreender que as ações de fiscalização são para o seu próprio bem, aumentando assim a segurança da comunidade.

Últimas Notícias

Destaques