Repasse de R$ 450 mil da Prefeitura vai garantir a continuidade da obra no Centro
Avançam as obras para a instalação das Delegacias Regional e da Mulher no Centro de Montenegro. Existia a possibilidade de inaugurar no primeiro semestre deste ano, mas de acordo com o delegado regional, Marcelo Farias Pereira, as constantes chuvas e a dificuldade com a mão de obra acabaram atrasando o andamento dos trabalhos. “A obra tem evoluído graças à dedicação dos policiais e do apoio da comunidade”, ressalta. Conforme o delegado Marcelo, todo o Vale do Caí está apoiando a obra, incluindo diversas empresas. “Através de toda essa conjugação de esforços estamos conseguindo fazer um projeto moderno para atender à população da melhor maneira possível”, completa.
Quem vê de fora, ao passar pelo antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado (IPE), na Rua José Luiz, 1755, do Centro de Montenegro, já avista o símbolo da Polícia Civil e a nova pintura. O imóvel, que estava há muito tempo fechado, abandonado e com risco de depredações, foi totalmente restaurado. Na parte interna também já foram feitos piso e divisórias, além das instalações elétricas.
No primeiro piso, que conta com uma recepção, ficará a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do Vale do Caí. E no andar superior, a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Interior (DPRI). Nos fundos, além do estacionamento, está sendo construída uma linha de tiro, com isolamento acústico, permitindo o treinamento dos policiais, mais o anexo com cozinha e depósitos. “Se tudo der certo imaginamos que até o final deste ano possamos concluir esse projeto”, espera o delegado Marcelo. E depois ele já projeta a ampliação do prédio da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, também na Rua José Luiz, mas na altura do bairro Industrial, ao lado do posto de saúde, o qual deverá receber também a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Com isso será entregue o atual prédio da Central de Polícia, na Avenida Júlio Renner (Via II) do bairro Timbaúva, com o município economizando em aluguel e as delegacias passando a contar com instalações próprias.
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o repasse de R$ 450 mil do município para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), permitindo o andamento da obra. O recurso é proveniente do duodécimo do legislativo e o projeto foi encaminhado pelo prefeito Gustavo Zanatta. “Peço também o apoio da comunidade”, diz o delegado, lembrando que está sendo divulgada no comércio local a chave PIX, com QR Code, para doações na conta do Consepro no Sicredi. “Todo o valor é importante para que a gente possa concluir esse projeto o mais rápido possível. E assim poderemos melhorar o acesso de toda a população”, destaca, lembrando que empresas também podem colaborar com materiais de construção e de outras formas.