O fato ocorreu no início da noite de sábado, em propriedade rural na localidade de Serra Velha, interior de Montenegro. O corpo de Eva Maria da Silva, de 88 anos, foi encontrado boiando no açude que fica próximo à residência da família. O Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro foi acionado para realizar as buscas, pois o filho da vítima teria encontrado a muleta dela a beira do açude.
Aos chegar, a guarnição já encontrou o corpo sobre a água, então acionou a Polícia Civil (PC). Um dos filhos declarou na DPPA Vale do Caí que sua mãe tomava remédios controlados, mas não sofria de depressão. A propriedade era dela, mas já havia repassado aos herdeiros em usufruto. Eva vivia ao lado deste filho, sua nora e um neto de 18 anos.
Sendo que, segundo esse filho, ela não tinha desavenças com esses familiares. Na tarde de sábado, todos saíram para compromissos; sendo que quando ele voltou e não localizou mais a mãe. Ele começou então a procurá-la pela propriedade e logo viu o corpo dela na beira do açude.