Em 15 anos, Samu já atendeu mais de 35 mil chamados

AJUDANDO a salvar vidas. Média mensal de atendimentos varia de 180 a 200

Nesse domingo, dia 14 de março, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – localizada junto ao Hospital Montenegro (100% Sus) – completou 15 anos de instalação no município. A data chega com cerca de 35 mil atendimentos prestados para os moradores de Capela de Santana, Pareci Novo, São José do Sul, Tabaí e Montenegro. Por mês, a unidade atende de 180 a 200 chamados. Entre os motivos de orgulho para a equipe, formada por 39 profissionais, está o fato de nunca terem interrompido a prestação de serviços para as comunidades.

O representante comercial Maicon Gomes da Silva, de 40 anos, é um dos milhares de pacientes que precisou de ajuda e foi socorrido pelo Samu. No final da tarde do dia dois de março de 2019 ele voltava de um passeio de motocicleta, na Serra gaúcha, quando sofreu um acidente de trânsito na BR-470, próximo à empresa Comexi.
Maicon relata que seu estado de saúde era grave e o atendimento do Samu foi fundamental para evitar que o pior ocorresse. Os socorristas agiram muito rápido para salvar minha vida. O atendimento do Samu impediu meu óbito”, afirma a vítima. “Esse serviço é mais do que essencial… “, acrescenta Maicon.

“Por ser um serviço tão essencial, não pode parar”, afirma a coordenadora da equipe de enfermagem do Samu, Valdinéia Druzian. A enfermeira começou a trabalhar na unidade há apenas 28 dias de sua fundação, e acompanhou todos os momentos – de conquistas e de dificuldades – , o que faz aumentar o orgulho ao lembrar que, nesse período, nunca houve interrupção nos atendimentos.

Valdinéia Druzian

Estrutura do Samu Montenegro
Seis equipes, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, se revezam para garantir atendimento 24 horas para a população. A frota é composta por dois veículos, sendo um de suporte básico e outro avançado – este último para atender aos casos mais graves. “O Samu foi criado para atender qualquer tipo de situação em que a pessoa esteja em risco de morte, em que o atendimento tem que ser rápido”, acrescenta Valdinéia Druzian.

As ligações caem na central de regulação em Porto Alegre. O atendente faz uma série de perguntas com o objetivo de identificar a gravidade da situação e encaminhar o tipo de socorro adequado para tal. Explicar o endereço, corretamente, é fundamental para agilizar o deslocamento da unidade. “Para quem está na cena, esperando, um minuto parece ser 10, mas é importante dar detalhes que ajudem a chegar mais rápido ao local”, acrescenta a coordenadora.

Outros números
Montenegro recebeu a 7ª base do Samu a ser implantada no Estado.
Nos dois primeiros dois meses de 2020, o Samu atendeu 358 casos. No mesmo período de 2021, o registro subiu para 430 atendimentos.

A média diária de atendimentos ao logo do ano é variada, chegando a ter dias em que são atendidos até oito chamados e, em outros, apenas dois. O período de maior movimento é o Inverno, principalmente para transporte de pacientes com doenças variadas para hospitais.

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