Dezembro: Prisões por tráfico aumentaram 141% e apreensões de drogas, 221%

Em comparação com 2023, os assaltos a pedestres e furtos de veículos caíram 100%

Dezembro de 2024, se comparado ao mesmo mês do ano anterior, novamente apresentou resultados muito positivos na área da segurança. Assim como nos meses anteriores, houve redução nos índices de criminalidade na área do 5º BPM, incluindo Montenegro e mais oito municípios. “Desde que iniciamos no comando do batalhão, em julho, implementamos algumas medidas na parte operacional e administrativa”, destaca o comandante, tenente-coronel José Luís Krauze. O aumento na fiscalização e abordagens vem resultando na redução dos índices de criminalidade, elevando a sensação de segurança da população.

Diminuíram no último mês os registros de termos circunstanciados (TCs), de 48 para 29 (40%). “São os registros feitos pelas guarnições na rua, de ocorrências de menor potencial ofensivo, que não geram prisão em flagrante”, destaca Krauze. Com a posse de até 40 gramas de maconha, por exemplo, deixando de ser considerada crime, muitos TCs deixaram de ser registrados, reduzindo sensivelmente o número. Já as comunicações de ocorrência se mantiveram, inclusive com o mesmo número de dezembro de 2023: 87. E os boletins de atendimento, que se referem a todos os fatos atendidos pela Brigada em dezembro, aumentaram 28%, de 1.863 para 2.395.

Quanto as multas de trânsito aplicadas em dezembro de 2024, houve um crescimento de 147% em comparação ao ano anterior, passando de 240 para 593. E no mesmo período o aumento no número de veículos autuados foi maior ainda, de 119 para 481, o que significa uma elevação significativa de 304%. Destes, 30 veículos foram recolhidos por infrações diversas e crimes de trânsito, subindo 76% em relação aos 17 de dezembro de 2023. É resultado da fiscalização, através de barreiras e abordagens. Aliás, o número de pessoas abordadas e revistadas teve uma elevação impressionante, de 380%, com 1.199 em 2024 e 5.759 no ano retrasado, incluindo pedestres e motoristas em geral que circulam pelas ruas das nove cidades.

Nas prisões em flagrante houve uma redução de 55%, de 70 para 38. Isso é consequência, segundo o comandante do 5º BPM, do aumento na fiscalização e prevenção que já vinha ocorrendo desde os meses anteriores. “É um resultado bastante importante na segurança pública da região”, considera. Já quanto a captura de foragidos, de indivíduos que estavam com mandado de prisão, ocorreu um aumento de 37%, de 8 para 11.

No combate ao tráfico de drogas, chama a atenção o grande aumento nas prisões (141%) e na apreensão de entorpecentes (221%), na comparação entre dezembro de 2024 e 2023. As prisões por tráfico subiram de 12 para 29. E as drogas apreendidas aumentaram de 1 kg para mais de 3 quilos. Nas armas apreendidas cresceu 66%, de 3 para 5. Isso sem contar os simulacros, que são as armas falsas. E o acréscimo foi mais significativo nas munições apreendidas, de 27 para 871 (3.125%). Quanto a dinheiro apreendido aumentou 605%, de R$ 1.214,50 para R$ 8.570,90, originados de casos de furtos, tráfico e outras ocorrências.

Os dados são ainda mais positivos quanto as ocorrências zeradas. Não foi registrado em dezembro do ano passado nenhum roubo a estabelecimento comercial. “E isso mesmo no mês mais crítico do ano, devido ao aumento nas compras de fim de ano e circulação de dinheiro”, lembra. O número de assalto a pedestres caiu de 8 para zero. Não houve nenhum registro de assalto a residência e de roubo de veículo, que é quando ocorre mediante mão armada ou grave ameaça. Já quanto a furto de veículo, diminuiu de 10 para zero. E nos casos de furto de gado (abigeato), caiu de 2 para zero.

Nos arrombamentos houve uma redução de 18,75%, de 8 para 11, na comparação entre dezembro de 2024 e o ano anterior. Nos casos de furto qualificado houve um crescimento de 37,5%, de 8 para 11. “É um período que muitas pessoas saem de casa, em viagem, deixando suas residências vazias. Infelizmente delinquentes acabam se aproveitando”, alerta Krauze. Mesmo assim, somando os nove municípios, com população beirando os 130 mil habitantes, os números são praticamente irrisórios. Sobre os furtos em veículos, quando os carros são arrombados para furtar pertences do seu interior, teve uma redução de 34%, de 3 para 2.

Nos crimes contra a vida, que são os mais graves, houve um pequeno aumento nos homicídios, de 2 para 3. Mas deve se comemorar que novamente não foram registrados feminicídios (assassinato de mulher) e latrocínios (matar para roubar).

Os números se referem a área de Montenegro, Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo.“Intensificamos as abordagens e reorganizamos o policiamento, com reposicionamento das guarnições e planejamento diferenciado, para que os policiais fossem mais vistos e presentes”, conclui o comandante do 5º BPM, José Luis Krauze.

Últimas Notícias

Destaques