Depois da drenagem viaduto da 287 vai receber melhorias

PREFEITURA faz trabalho de drenagem da rua para evitar alagamentos e depois a pavimentação

A passagem sob o antigo viaduto da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) vai se tornar ainda mais importante com as melhorias que estão ocorrendo na ligação entre o bairro Centenário e a localidade de Faxinal, facilitando também um acesso mais seguro para a RSC-287.

O asfaltamento da estrada Selma Wallauer está em sua fase final de execução. Conforme o secretário municipal de gestão e planejamento, Daniel Vargas, falta somente a sinalização e a conclusão de um trecho de calçada. A estrada, agora totalmente asfaltada, serve também de ligação entre a RSC-287 e a BR-470.

Do outro lado da rodovia, no bairro Centenário, a Prefeitura começou as melhorias na Rua Vereador João Vicente. Inicialmente foi feito um trabalho na drenagem, da rede pluvial, que vai até o Parque Centenário. O objetivo é solucionar os problemas de alagamentos que ocorrem perto da nova creche, a EMEI Centenário, que teve a sua obra retomada e está pronta. Após a conclusão da drenagem e adequações, deverá ser feita a pavimentação asfáltica da Rua Vereador João Vicente. “Eu costumo fazer essa travessia, que tem mais segurança”, diz o secretário Daniel Vargas, sobre o trecho da rua em obras e a passagem sob o viaduto.

Passagem sob viaduto precisa de alargamento, pavimentação e iluminação

Com as obras de drenagem, ocorreram interrupções no trânsito da Rua Vereador João Vicente. E o mesmo deve ocorrer quando começarem os trabalhos para a pavimentação.
Outra medida deverá ser a melhoria na passagem sob o viaduto. A travessia é estreita, com trecho de chão batido e pouca iluminação. Além disso, materiais de reciclagem costumam ser depositados nas proximidades, dificultando ainda mais o trânsito. “Existe a intenção de melhorar o acesso por baixo do viaduto, mas se trata de faixa de domínio da RSC-287 que hoje é de responsabilidade da concessionária”, lembrou Daniel. “Temos levantamento topográfico para a ligação com a Selma Wallauer”, completa, sobre a necessidade de pavimentação do trecho.

Sobre a desocupação da área junto ao viaduto, onde ainda existem residências, a Prefeitura deverá fazer uma negociação com moradores em conjunto com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), para que ocorra a remoção. Mas ainda não existe previsão de quando isso vai ocorrer. É até uma questão de segurança, já que existe o risco de acidentes, inclusive já tendo veículos se chocado contra a mureta e quase caíram sobre moradias. Mesmo assim, moradores informaram que só deixam o local em caso de indenização ou remoção para uma boa área.

Asfalto da Selma Wallauer está pronto, mas falta pavimentar ligação com o Centenário

A concessionária já realizou melhorias nas muretas do viaduto, que estavam quebradas devido às colisões de veículos, além de pintura. “Já estamos em tratativas para tentar antecipar as obras de duplicação desse trecho, o que contemplaria essa passagem”, afirma Daniel Vargas. No final do mês passado, logo após reunião na Câmara de Vereadores, diretores da CSG estiveram na entrada do bairro Panorama, que fica no trecho próximo ao viaduto. Na ocasião falaram da intenção de duplicar as rodovias ERS-240 e ERS-124 até o sétimo ano da concessão, ou seja, 2029. E que inicialmente, até 2025, devem ser duplicados dois a três quilômetros entre a rótula da ERS-240 com a ERS-124 (trevo da Antarctica) até o cruzamento com a BR-470 e Rua Buarque de Macedo. As lideranças locais, presentes ao encontro, solicitaram que fosse priorizado o trecho de maior movimento da zona urbana, justamente entre o trevo da Comauto e o bairro Panorama, ligando com as novas rótulas e vias laterais do bairro Santo Antônio. O diretor-executivo da CSG, Paulo Negreiros, não descartou que a demanda seja atendida antes, pedindo que seja encaminhado um ofício por parte da Prefeitura e Câmara Municipal. Caso isso ocorra, o viaduto também terá de ser duplicado e terá de haver um processo de desapropriação para a desocupação da área das margens da pista.

Últimas Notícias

Destaques