Cidadão. Polícias oferecem canais de delação que garantem o anonimato
A denúncia anônima é uma ferramenta com alto poder de eficácia, ajuda a elucidar atividades ilícitas, prender foragidos e, como o nome sugere, denunciar casos. Na lista de crimes estão ações moderadas como vandalismo ao patrimônio público, chegando até ao abuso de menores. Mas, em Montenegro, essa via de comunicação é uma das menos acessadas. Poucos casos chegam a DPPA anonimamente.
“Existe o medo. O receio. Tanto o de denunciar como a insegurança se de fato o sigilo é de fato assegurado”, avalia o delegado plantonista da DPPA de Montenegro Marcos Eduardo Pepe. Para ele, essa ferramenta tem extrema relevância uma vez que ninguém melhor que o morador de uma comunidade para conhecer de perto a realidade na qual está inserido.
Para estimular a participação sigilosa da comunidade na manutenção da segurança pública, o governo do Estado realiza campanhas nas redes sociais, para divulgar um número do plantão da Polícia Civil. É possível enviar fotos, vídeos e documentos pelo WhatsApp ou Telegram para o telefone (51) 98418-7814. O sigilo do denunciante fica garantido, além de não ser necessária a identificação.
É importante lembrar que o serviço não é registro de ocorrência, mas sim a captação de informações que serão repassadas às delegacias de polícia responsáveis e poderão ser utilizadas nas investigações. Em Montenegro, dentre os contatos para denúncias anônimas há também um número de whatsapp, que cai diretamente na DPPA de Montenegro, através do (51) 98416-8115.
Canais de denúncia
Brigada – 190
Polícia Civil – 197 ou na Internet www.pc.rs.gov.br/denuncie
Disque-Denúncia 181
Disque Direitos Humanos 100 ou na Internet www.disque100.gov.br