Solenidade teve a presença de autoridades estaduais e da região
Na manhã de quarta-feira, 11, ocorreu a solenidade de inauguração das novas instalações da 1ª Delegacia de Polícia Regional do Vale do Caí e da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), localizadas na Rua José Luis, 1755, no Centro de Montenegro.
A solenidade contou com a presença de autoridades da região e do Estado, incluindo o chefe de polícia do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Cléber dos Santos Lima; prefeitos, delegados, policiais e demais lideranças.
De acordo com o delegado regional, Marcelo Farias Pereira, a inauguração só acontece agora devido a necessidade de readequação decorrente da enchente de maio, quando a Deam tinha um mês de funcionamento no antigo prédio do IPE.
“É um marco muito importante para a Polícia Civil e para toda a comunidade de Montenegro e do Vale do Caí. Foi um esforço de todos. Conseguimos fazer um prédio funcional e adaptado, que vai servir o melhor possível para a população”, ressalta.
O segundo andar, onde estava previsto um auditório, passou a abrigar a Delegacia da Mulher. Já no primeiro andar ficará a recepção, onde as mulheres vítimas de violência poderão efetuar o registro policial, além do auditório. Tem ainda uma sala especial, onde as mulheres podem prestar depoimento de forma mais discreta, estando o local preparado para receber vítimas de agressão. No segundo piso também funciona a Delegacia Regional de Polícia, com a parte administrativa das Delegacias de toda a região.
O delegado Marcelo agradece o apoio de toda a região, através do poder público, empresas e comunidade. “Foi uma conjugação de esforços”, frisa, lembrando que na reforma o prédio foi adaptado para em caso de nova enchente.
A delegada Cleusa Spinato, titular da Deam, comemora as novas instalações. “A Delegacia no centro facilita o acesso das mulheres. Tivemos uma perda total com a enchente e tivemos que reconstruir”, declara, ressaltando que neste ano a Delegacia da Mulher completa dez anos no Vale do Caí. A delegada esclarece que os registros de violência contra a mulher podem ser efetuados em qualquer delegacia, mas no horário comercial, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, elas podem se dirigir diretamente a Deam nos casos de violência doméstica da Lei Maria da Penha.
Durante a inauguração houve apresentação da banda marcial da Apae, pronunciamentos de autoridades, homenagens, bênção do bispo e pastor, visitação das instalações e coquetel.
O plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a investigação da 1ª Delegacia continuarão funcionando na Avenida Júlio Renner (Via II) do bairro Timbaúva.
