Corporação sediada em Montenegro abrange 19 municípios
A manhã de sexta-feira, 18, foi de comemoração dos 47 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Caí. Na sede do CRPO, em Montenegro, aconteceu a solenidade com a presença de autoridades civis e militares.
O CRPO é composto por 19 municípios da região e integrado por duas unidades operacionais, sendo o 5º BPM com sede em Montenegro e o 27º BPM sediado em São Sebastião do Caí. O comandante do CRPO, tenente-coronel Ailton Pereira Azevedo, elogiou a dedicação dos policiais e o apoio do poder público, empresas e comunidade do Vale do Caí. Lembrou das dificuldades e desafios enfrentados, em especial a inundação ocorrida neste ano. E que a região tem os menores índices de criminalidade do Estado.
Também presente na solenidade, o subcomandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Douglas da Rosa Soares, ressaltou a redução dos índices de violência no Rio Grande do Sul.
Ele também lembrou a reconstrução após as inundações e o trabalho de integração que tem gerado frutos no combate da violência. Recordou a Escola da Brigada (EsFES), que foi bastante atingida pelas cheias, já tendo sido recuperada e voltou a receber alunos-soldados. Sobre o reforço de efetivo, diz que o Estado tem procurado repor os quadros de maneira gradativa, já que estava com grande defasagem.
Na solenidade foram prestadas homenagens, através de medalhas e comendas, para militares e civis, como forma de reconhecimento pela colaboração com o trabalho da corporação. “São pessoas que se doaram, além do seu trabalho, para ajudar a instituição”, ressalta o tenente-coronel Azevedo. Quem também foi homenageado foi o coronel Rogério Pereira Martins, ex-comandante do CRPO e que hoje é o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar no Estado.
Em nome dos prefeitos presentes falou o prefeito anfitrião, Gustavo Zanatta, que destacou a importância do trabalho do CRPO e da Brigada Militar na garantia da segurança de Montenegro, da região e do Estado. “Sempre seremos parceiros da Brigada Militar para garantir a segurança da população”, frisou.