Fatalidade. A criança saiu de casa sem ser vista e foi atingida pelo carro do pai
A trágica morte de uma menina de um ano e sete meses causou comoção na comunidade de Brochier. No final da tarde de sexta, 25, a pequena Emily Luísa da Silva foi atingida pelo carro dirigido pelo pai dela, Jaime Luis da Silva, 33 anos. As inúmeras manifestações nas redes sociais evidenciam a tristeza dos moradores do local, todos solidários com a dor da família. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias da morte e o pai pode receber o perdão judicial. O dispositivo legal costuma ser concedido quando a consequência do fato atinge o agente causador de forma tão grave a ponto de a sanção penal se tornar desnecessária.
A reportagem do Ibiá apurou que o pai tinha acabado de engatar um “carretão” na Space Fox da família com a intenção de transportar uma geladeira. Como o equipamento acoplado estava impedindo que Jaime fechasse o portão, ele colocou o automóvel um pouco para frente. Foi quando ocorreu o choque contra a criança, que morreu logo após no Hospital São João, que fica próximo da casa onde ocorreu a fatalidade. Pouco tempo antes, a mãe Tatiana da Silva, 33, tinha dado banho na menina, que saiu para o pátio sem ser vista.
O terreno onde a família mora é irregular e, além da casa, há um imóvel de aluguel, separado por um portão, por onde Emily passou. Foi tudo muito rápido, uma fatalidade. Os pais da menina estão recebendo acompanhamento psicológico disponibilizado pelo Município. Eles são muito conhecidos e estimados pela comunidade. A despedida da menina ocorreu no sábado no cemitério local.
O delegado regional Marcelo Farias Pereira destaca que será instaurado inquérito para apurar como ocorreu o fato. “Vamos fazer isso com muita calma, muita tranquilidade, até porque a família já foi gravemente atingida por este episódio. Mas vamos instaurar porque é um procedimento legal para deixar tudo claro”, ressalta. O delegado confirma haver a possibilidade do perdão judicial.
Devido ao fato, o lançamento da Trilha do Carvão foi cancelado. Jaime integra o Doguinho Jeep Motoclube, responsável pela organização do evento.
Atenção deve ser redobrada, alerta especialista
O gerente técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Renato Campestrini, destaca o fato de acidentes como o ocorrido em Brochier, infelizmente, não serem raros. As ocorrências são ainda mais comuns com automóveis maiores. “Os veículos do porte de caminhonetes, SUVs, apresentam um grau de dificuldade maior de visualização de criança
s pequenas e animais pela altura. Sendo assim, antes de iniciar qualquer movimentação, o ideal é que o condutor verifique se, no entorno do veículo, ou proximidades, não há crianças ou animais que possam não aparecer durante a realização de manobras”, ensina.
Ele ressalta que muitos veículos desta categoria possuem sensores de estacionamento e câmeras de ré para contribuir com a segurança nas manobras. “Mas, ainda assim, o risco existe”, salienta.