Cinco novos soldados vão reforçar o policiamento

PMs deixaram quartel para reforçar a segurança

Um mês antes de terminar 2024, os números da produtividade policial deste ano no Vale do Caí já quase superavam todo o ano de 2023. E isso, mesmo tendo ocorrido uma grande enchente em maio, quando as forças policiais priorizaram o atendimento dos atingidos pela inundação.

Em 2023 foram 19.014 ocorrências atendidas pela Brigada Militar, somando os 19 municípios da área do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO). Já neste ano, sem contar dezembro, foram 18.676. O número de pessoas abordadas pela BM na região, como em barreiras de fiscalização e operações, totalizou 70.877 no ano passado e nos onze primeiros meses de 2024 somou 66.179. Quanto aos veículos fiscalizados, o número supera o ano passado, mesmo com um mês a menos, somando 47.409 em 2023 e 48.340 neste ano. Multas por infrações de trânsito foram 6.406 em todo o ano passado e 6.098 até novembro deste ano. A soma das prisões é de 2.464 em 2023 e em onze meses de 2024 totaliza 2.082. Sobre apreensões de objetos, incluindo drogas e armas, foram 2.026 em 2024 e 1.684 até novembro deste ano.

Esforço regional

Para o comandante do CRPO Vale do Caí, coronel Ailton Pereira Azevedo, a Brigada Militar conseguiu fazer um esforço regional, nos últimos meses, empregando o efetivo de maneira mais intensa. “Detectamos áreas que precisavam de mais presença policial, com mais abordagens, fiscalização e operações”, diz, ressaltando também a integração com a Polícia Civil na troca de informações, investigações e nas próprias operações. Azevedo faz questão de ressaltar o empenho do efetivo, inclusive no pronto-atendimento dos chamados pelo telefone 190. “Os PMs saíram do administrativo do quartel, em finais de semana, de quinta-feira a domingo, para o suplementar o policiamento, principalmente no interior”, afirma, citando que isso reduziu crimes como roubos e furtos. “Algumas pessoas não gostam de ser abordadas, mas a fiscalização é importante para o bem da comunidade”, frisa.

O comandante salienta que o objetivo das ações da BM é a prevenção. Por isso pede que os motoristas trafeguem com veículos e seus documentos em situação regular, evitando sofrer multas e apreensões. Quanto ao policiamento, informa que deverá ter um reforço de cinco novos soldados a partir de janeiro de 2025. Os novos PMs devem reforçar o policiamento em regiões mais necessitadas, como na área do Pólo Petroquímico de Triunfo e na localidade de Vendinha, além de outros pontos. 

Últimas Notícias

Destaques