João Nelson da Silva, de 55 anos, estava cozinhando uma sopa, por volta de meio-dia de sábado, 30 de novembro, quando iniciaram as chamas em um botijão de gás. “Atirei o bujão quando saia fogo, mas virou de volta”, lembra João. E aí foi parar sob a residência de madeira, iniciando o incêndio.
Rapidamente o fogo se alastrou pela moradia, situada próximo da margem da RSC-287, na Rua General Osório, 422, entre os bairros Rui Barbosa e Panorama. Os vizinhos tentaram apagar com baldes e mangueiras, mas o fogo ficou muito intenso e em poucos minutos se alastrou, consumindo toda a residência. Os Bombeiros Militares foram acionados e chegaram rapidamente, combatendo as chamas e impedindo que atingissem as moradias vizinhas, que ficam bem próximas.
João e a esposa Maria Isabel da Silva, de 52 anos, perderam tudo, ficando praticamente só com a roupa do corpo. Ao jogar o botijão, João ainda sofreu queimaduras no peito. Mesmo assim no início da tarde seguia tentando salvar alguns bens, como documentos, roupas e produtos que estavam na geladeira. Da casa restou apenas a parte de alvenaria do banheiro. Móveis, eletrodomésticos, utensílios, paredes, telhado. Tudo ficou destruído na residência em que o casal morou por 38 anos. Na parede do quarto um crucifixo ficou intacto. E uma bíblia também foi salva. “Eles nos protegeram”, diz João, sobre o fato do casal não ter ficado ferido.
O casal precisa de ajuda. “Quem puder ajudar”, diz João, sem conseguir terminar a frase devido as lágrimas. Já a esposa procurava salvar alguns remédios que toma diariamente, principalmente para a hipertensão. Foi feito contato com a Secretaria Municipal da Habitação, que enviou ao local responsável pela assistência social. Foi entregue cesta básica, com alimentos. Durante a semana também será mantido contato para a entrega de roupas, calçados, colchões e outros materiais, além da retirada dos entulhos. O vereador TalisFerrreira esteve no local e também falou com a Secretaria da Saúde para garantir os medicamentos para Maria Isabel.
Como ajudar
A comunidade também pode ajudar com doações, no próprio local ou em contato com João, pelo fone 99886 0364. Também pode ser feito contato com a nora, Fernanda, pelo 99730 9068. E podem ser feitas doações via PIX, tendo como chave o CPF de João Nelson, no 52892360072.
Por enquanto o casal está ficando na casa de familiares. “A gente está tentando se organizar. Queremos limpar o terreno para reconstruir a casa. Qualquer ajuda é bem-vinda”, diz João Nelson. “Obrigado a todos que estão nos ajudando. Agora é reiniciar”, conclui.