CCR ViaSul realiza operação tapa buracos emergencial para evitar novos transtornos
Segundo uma leitora do Ibiá, aproximadamente 18 veículos sofreram danos, especialmente nos pneus, na noite dessa quarta-feira, dia 24, devido a buracos no quilômetro 428 da BR-386, trecho de Nova Santa Rita. Outros trechos da rodovia também causaram problemas aos motoristas. A CCR ViaSul justifica que parte dos transtornos se deve a quantidade de chuva registrada nos últimos dias, o que aumentou o número de buracos, e que providências já estão sendo tomadas.
Mônica de Mello da Silva, de 28 anos, enviou mensagens ao WhatsApp da redação do Ibiá (99644-1676) informando que havia ficado parada nas margens da pista sentido Capital/interior, acompanhada de duas crianças pequenas. O fato ocorreu em torno das 19h30min, quando a própria montenegrina precisou ficar sinalizando no escuro, enquanto caminhões passavam em alta velocidade e muito perto de seu carro.
Segundo ela, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teria informado que não tinha equipamento para realizar a sinalização. A corporação afirma que isso pode de fato ter ocorrido, mas somente no primeiro momento. “Logo que as equipes chegaram aos locais foi feita a sinalização”, respondeu, através da assessoria de imprensa.
Ao seu lado, em um trecho com menos de 200 metros, estavam ao menos cinco carros, sendo quatro deles com dois pneus estourados. O buraco teria cerca de um palmo de profundidade. “Pagamos tantos impostos e não temos o direito de ter boas estradas. E não só o fato dos pneus…, podia ter dado acidentes maiores”, protesta Mônica.
Outro leitor informou pelo Facebook do Ibiá que foram colocados cones de sinalização no ponto. Já a PRF afirma que os buracos foram tapados. Na manhã de ontem, dia 25, os relatos de vários automóveis danificados foi no acesso a Paverama.
A CCR ViaSul informa que, desde a madrugada, equipes atuaram em reparos emergenciais e tapa-buracos entre os kms 428 e 430 e entre os kms 370 e 380. Além disso, conforme previsto, os trabalhos também estão sendo realizados no trecho de Fontoura Xavier e Tabaí e terão continuidade até o final desta semana.
A concessionária ressalta que durante o primeiro ano da concessão, conforme prevê o contrato, é responsável pelos trabalhos iniciais de recuperação e conservação de todo o trecho concedido e que segue intensificando os serviços emergenciais em pontos que necessitem de intervenção imediata. Atualmente, a CCR ViaSul conta com aproximadamente 100 profissionais atuando na recuperação e conservação do pavimento na BR 386.
Os motoristas que tiveram prejuízos, comprovados, causados pelos buracos da BR-386 podem encaminhar seus relatos à ouvidoria da concessionária, para análise pelo e-mail [email protected].