CERIMÔNIA também ocorreu de forma simultânea em outras seis cidades do Estado
Maridos, esposas, mães, tios, avós, filhos e netos dos 91 novos sargentos, formados no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), pela Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) da Brigada Militar, de Montenegro, lotaram o Ginásio Domingos dos Santos (Domingão), no Parque Centenário, para prestigiar a concretização de mais uma etapa na carreira de homens e mulheres que escolheram a BM para atuar. A cerimônia de formatura ocorreu de forma simultânea, nessa quarta-fera, dia 22, em sete cidades do Estado (Montenegro, Osório, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Pardo, Santa Maria e Santa Rosa). Ao todo 706 novos sargentos foram formados através do CTSP.
“É um momento que marca todo o esforço, toda a esperança que a gente tem de crescer na carreira como policial militar. É a profissão que escolhemos, nada melhor que celebrar essa grande vitória junto com nossas famílias”, comenta o sargento Josiel das NevesTavares, morador do município de Dois Irmãos. “A gente sai daqui mais fortalecido e capacitado para servir a comunidade gaúcha. Queremos fazer nosso serviço com maior dedicação e profissionalismo possível. Estamos muito felizes, é uma data marcante para nós”, acrescenta o sargento.
Policiais de várias regiões participaram do processo de capacitação na Esfes de Montenegro. Desde o início do curso, em agosto deste ano, as famílias tiveram de se adaptar a ausência de seus entes queridos em muitos momentos importantes. “A gente fica longe, mas, sempre tentado dar força para ele não desistir. As crianças sentem muita saudade. Graças a Deus, a turma toda se ajudava, um dava força para o outro. O pessoal da escola também foi maravilhoso com eles, a gente agradece por tudo”, relata Marlene Tavares, esposa do sargento Neves.
Autoridades militares e convidados prestigiaram o evento. O comandante da Escola de Soldados, major Iber Augusto Lesina Giordano, destacou sua satisfação em fazer parte desse trecho da história da Esfes. “Este é um momento singular. Para a escola, talvez, seja mais uma formatura, mas para esses sargentos é um marco”, diz Giordano. Para o diretor da Esfes, o curso de sargento dá ferramentas para melhorar o trabalho que já é desenvolvido de forma destacada pelos policiais que se dedicam a profissão.
Em seu discurso, o Prefeito Gustavo Zanatta ressalta a satisfação de ter Montenegro entre os sete municípios do Rio Grande do Sul a formar os novos sargentos. “Tenho certeza que cada um deixou um pouco de sua história registrada aqui na cidade. As famílias devem sentir orgulho por cada um desses policias”, conclui o chefe do Executivo.
Sobre o CTSP
O Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), que habilita soldados e 3° sargentos ao cargo de 2º sargento, começou no final de agosto de 2021. Os 706 alunos – 651 homens e 55 mulheres -, completaram 670 horas-aula, com disciplinas de Técnicas de Ensino, Direitos Humanos, Direito Penal Militar, Análise Criminal, Estágio operacional, entre outras.
O curso tem o objetivo de habilitar policiais militares para o desempenho das funções de sargento, dando-lhes conhecimento teórico que os qualifiquem para o exercício da função, aliando aprendizadosprofissionais adquiridos pela experiência na BM aos saberes acadêmicos proporcionados pelo curso.