COMANDANTE do 5º Batalhão adverte: “Onde houver problemas, vamos atuar com energia”
A partir deste final de semana, a Brigada Militar de Montenegro vai aumentar o policiamento em locais de maior concentração de pessoas, onde costumam ocorrer badernas, em especial na beira do Rio Caí. O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Oberdan do Amaral, alerta que a intenção não é reprimir a diversão de ninguém, desde que esta ocorra com respeito ao próximo e às leis. Quem estacionar em local proibido ou estiver com som fora do padrão permitido, poderá ser autuado e ter aparelho de som e até mesmo o veículo recolhido.
A Brigada Militar solicitou à Administração Municipal que instalasse placa – indicando que no local é proibido estacionar aos finais de semana – e trancasse o acesso à frente de um antigo prédio localizado na esquina das ruas Álvaro de Morais e João Pessoa. As medidas foram implementadas. Elas têm como objetivo evitar barulhos gerados por veículos, como por exemplo, a “competição” de volume de som mais alto. “As pessoas que estacionarem seus veículos vão ser autuadas e os carros revistados. Se tiver alguma alteração o veículo será recolhido”, enfatiza o oficial da BM.
O comandante ressalta que, constatada perturbação do sossego público, o aparelho de som ou o próprio veículo pode ser recolhido a qualquer hora do dia ou da noite. “A gente quer que as pessoas tenham momentos de lazer, mas não queremos algazarra e perturbação dos moradores próximos do rio. Tem que ser um local de encontros, não de badernas”, acrescenta.
Depois das ações de conscientização e orientações, o comandante diz que chegou o momento de mudar o discurso com aqueles que não aceitam se enquadrar nas regras sociais, que incluem respeito aos demais cidadãos. “Se todos se comportassem não precisaríamos dessas ações. O problema é o excesso, fazem bagunça, gritaria, brigas, um quer colocar o som mais alto que o outro, aí gera todo esse problema”, explica. “O período da conscientização já passou. Onde houver problemas, vamos atuar com energia”, garante o comandante.
Mais policiais nas ruas
O aumento no número de policiais em circulação, neste final de semana, está previsto também para outros pontos de concentração de movimento na cidade, entre eles, a rua Buarque de Macedo. No local, há semanas a BM realiza ações de combate a arruaças.“Em conjunto com o Ministério Público, identificamos pessoas envolvidas com o crime e estamos fazendo um trabalho de investigação para coibir futuros problemas naquele local”, conta o tenente-coronel Oberdan do Amaral.
“A gente quer que haja paz em todos os locais da cidade, para que as pessoas possam se reunir, descansar, mas onde houver problemas, o que fugir da lei, a gente vai atuar, com força”, pontua o comandante.