Fevereiro registrou maior queda nos furtos de veículos e arrombamentos
O segundo mês deste ano, em comparado com o mesmo período de 2024, foi marcado pelo grande volume de apreensões por parte da Brigada Militar. Só em drogas, em fevereiro de 2025 foram apreendidos 3.204 quilos contra 0,263 do ano passado, um aumento de 1.218.388%. Isso se deve à grande apreensão de maconha, de mais de 3 toneladas, ocorrida na localidade de Rua Nova, próximo da divisa entre Montenegro e Triunfo. Mas não foi só em drogas que houve um crescimento considerável nas apreensões. Nos valores apreendidos, em dinheiro, subiu de 377 reais para R$ 7.788, o que representa mais 1.964%. Já nas armas e munições houve um aumento de 100%.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luís Krauze do Nascimento, ressalta os bons resultados, novamente, nos índices de criminalidade. “São números muito positivos, com decréscimo em crimes contra o patrimônio e aumento da produtividade policial”, compara, sobre o resultado do maior número de abordagens, no trabalho de fiscalização para o combate a violência. “Isso comprova a seriedade do trabalho do nosso efetivo, responsável pelo policiamento em nove cidades do Vale do Caí”, completa. O levantamento inclui os municípios da área do 5º batalhão da BM, com sede em Montenegro e que inclui também Pareci Novo, Brochier, Maratá, São José do Sul, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Barão e Triunfo.
Mais abordagens e menos crimes
Os registros de termos circunstanciados se mantiveram, com acréscimo de 3,2%, subindo de 31 em 2024 para 32 em fevereiro deste ano. Já as comunicações de ocorrências cresceram 20,8%, de 77 para 93. O mesmo ocorreu quanto aos boletins de atendimento, que aumentaram 14,5%, de 1.806 para 2.068.
Como resultado do reforço na fiscalização, o número de multas de trânsito subiu 83,3%, de 210 para 385, com 246 veículos autuados em fevereiro deste ano contra 101 de 2024 (mais 144%). Destes, 16 foram recolhidos no segundo mês deste ano e foram 14 no mesmo período do ano anterior (mais 14,3%).
Com o trabalho preventivo, reduziram em 50% as prisões em flagrante, de 76 para 38. Já as prisões de foragidos da Justiça aumentaram 66,7%, de 3 para 5. E as prisões por tráfico de drogas tiveram elevação de 50%, de 6 para 9.
O resultado positivo se vê na redução da criminalidade. Não foi registrado nenhum assalto a estabelecimento comercial, assim como não aconteceram homicídios, feminicídios e latrocínios (matar para roubar). Aliás, não ocorreu nenhum destes crimes graves neste ano. “O último homicídio em fevereiro foi em 2023”, observa o tenente-coronel Krauze.
No segundo mês deste ano foram registrados apenas 1 assalto a residência, 2 roubos de veículos e 3 abigeatos (furto de gado). Os arrombamentos reduziram em 59%, de 27 para 11. Já os casos de furto qualificado caíram 10%, de 11 para 10. Os furtos de veículo diminuíram 71%, de 7 para apenas 2. E os furtos em veículo, como objetos, recuaram em 57%, de 7 para 3.

Importância das abordagens
Novamente foi significativo o aumento nas abordagens, tendo subido 452%, de 1.050 pessoas em fevereiro do ano passado para 5.791 no mesmo mês de 2025. Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Vale do Caí), o coronel Ailton Pereira Azevedo frisa que o trabalho policial está calcado principalmente nas abordagens, incluindo as barreiras e operações. “É importante a aceitação da comunidade, que deve entender a necessidade da abordagem, auxiliando e compreendendo. Isso torna o trabalho policial muito mais profícuo e vai trazer mais segurança para toda a sociedade”, afirma
O comandante regional da BM comemora os baixos índices de violência do Vale do Caí, que possui estatísticas de primeiro mundo, sendo a região com menos criminalidade no Estado. “É o resultado do excelente trabalho efetuado pelas nossas guarnições”, conclui, elogiando a dedicação dos policiais e a colaboração da população.