Alerta para a temporada dos incêndios

Clima mais seco e quente favorece a propagação do fogo

Com a proximidade do verão, aumenta a preocupação com e elevação do número de incêndios. Além dos casos ocorridos em residências, no período de seca cresce o índice de fogo em mato. E isso já ocorre no último final de semana, quando foi registrado um grande incêndio florestal. Além disso, recentemente o próprio morro São João teve uma extensa área com a vegetação sendo queimada.

Em dias de mais calor, como aconteceu no feriadão, as pessoas devem tomar mais cuidado. Entre as orientações estão de evitar de fazer fogueiras ou tocar bitucas de cigarro acesas no chão. Até mesmo vidro, como de garrafa, jogado na vegetação ou em meio ao lixo, quando refletido pelos raios solares, pode provocar o início da combustão.

Incêndios em casas e mato

No último final de semana, entre sábado e domingo, 16 e 17, os Bombeiros Militares de Montenegro atenderam várias ocorrências. No final da tarde de sábado, em torno de 17h, os bombeiros foram acionados devido a um grande incêndio florestal na margem da RSC-287, na altura do bairro Santa Rita. Além dos danos ambientais, o sinistro poderia ter atingido casas e até provocado acidentes. Felizmente, os bombeiros conseguiram controlar as chamas, numa tarde de intenso calor.

Ainda no sábado, só que na parte da noite, em torno de 21h45, novo chamado, desta vez em razão de um incêndio em residência, na Rua João Pessoa, próximo ao cais do porto. O fogo também foi combatido e controlado.

Pela madrugada, no domingo, por volta de 4h25, o chamado foi para atendimento na Rua Santo Antônio, já que teria fumaça saindo do interior de uma residência. Bombeiros e Brigada Militar se dirigiram ao local, onde a situação foi controlada.

Orientações para prevenção de incêndios

Atualmente respondendo pelo comando dos Bombeiros de Montenegro, o sargento Paulo César Mellos destacou algumas orientações de prevenção aos incêndios.

No caso dos imóveis, importante evitar sobrecarregar as tomadas e manter os fios elétricos em bom estado. Desconecte os equipamentos elétricos quando não estiverem em uso para evitar superaquecimento. Tenha cuidado com fósforos, isqueiros e velas, mantendo-os fora do alcance das crianças e nunca os utilize próximo a materiais inflamáveis. Para residências que utilizam botijão de gás, armazene-o em local arejado, longe de tomadas, ralos, caixas de gordura e outras canalizações. O ideal é que fique em um local externo, protegido do sol e da chuva. Verifique a validade da mangueira e da válvula do botijão e realize a troca se estiverem vencidas.

Já quanto aos casos de incêndio em mato, deve se evitar de queimar lixo doméstico, entulhos e folhas secas, especialmente perto de áreas de vegetação. Mantenha o mato e a vegetação ao redor das construções limpos e controlados. Crie áreas de segurança ao redor de casas, galpões e edificações construídas em madeira, mantendo o local sempre limpo e com vegetação baixa. Não jogue “bitucas” de cigarro pela janela do veículo ao trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pode pegar fogo facilmente devido à baixa umidade durante o período de estiagem.

Essas medidas podem ajudar a prevenir incêndios e proteger vidas e propriedades. Se precisar de mais informações ou tiver outras dúvidas pode entrar em contato pelo número 5136322333 (somente Whatzapp) e em caso de emergência ligar no 193.

Últimas Notícias

Destaques