DOIS foram presos enterrando malotes com drogas no pátio do espaço comunitário
A sede da Associação Comunitária do bairro Bela Vista (na volta do morro) deixou de ser um local de promoção de atividades educativas e culturais para a comunidade, e se transformou em ponto para ações do tráfico de drogas. Dois homens foram presos na noite dessa quarta-feira, dia 1º, ao tentar enterrar malotes com drogas no pátio da Associação. Moradores lamentam a situação de abandono do local.
Dona Maria Luiza de Lurdes Ortiz da Silva lembra da época em que a Associação Comunitária era um local de encontros, confraternizações e atividades que tinham como objetivo proporcionar lazer e aprendizado para crianças e jovens do bairro. “A gente tinha missa, meus filhos davam aulas de muay thai para as crianças, era lindo”, comenta.
Maria fez parte da diretoria da Associação Comunitária por mais de um ano. Segundo ela, vários investimentos foram feitos, entre eles, a instalação de ventiladores de teto e extintores de incêndio. “Dá última vez que estive lá já não tinha mais nada”, lamenta.
Conforme Airton Quadros, presidente da União Montenegrina das Associações Comunitárias (Umac) a situação de abandono do prédio piorou do ano passado para este. No primeiro semestre de 2020 foi realizada uma assembleia na qual foi destituída a diretoria da Associação, a pedido dos próprios membros da chapa, que não tinham mais interesse em desempenhar as funções de gestão.
Airton relata ainda que representantes de uma igreja manifestaram interesse em instalar uma filial no local, e em contra partida desenvolveriam projetos sociais voltados aquela comunidade. Contudo, o tempo passou e nada foi feito. O presidente da Umac relata que irá procurar os representantes da antiga diretoria para saber se há novidades em relação à proposta apresentada pela igreja.
Outra possibilidade de uso para o local, almejada pelos antigos membros da diretoria da Associação Comunitária, é um posto da Brigada Militar (BM), o que traria mais segurança aos moradores. Porém, segundo o tenente-coronel Rogério Pereira Martins, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO/VC), essa demanda não chegou ao seu conhecimento. Da mesma forma, ocorre no 5º Batalhão da Polícia Militar, segundo o comandante tenente-coronel Oberdam do Amaral. Por enquanto, os planos para o futuro da sede ainda são incertos.
“Cofre” para guardar drogas foi cavado nos fundos da Associação
Através de denúncia para o número 190, policiais do 5º Batalhão da Policia Militar (BPM) de Montenegro frustraram uma ousada ação do tráfico na noite dessa quarta-feira. A polícia foi informada que um indivíduo estaria com malotes de drogas prontos para serem levados ao “Morro Bela Vista” onde seriam enterrados na parte dos fundos do pátio da Associação Comunitária.
Ao fazer diligências no local, os PMs abordaram um homem em frente à Associação. Na revista pessoal ao indivíduo, os agentes encontraram um pote com 17 pedras de crack, embaladas para venda. Nos fundos do prédio, foi visto outro indivíduo enterrando um saco plástico. Na embalagem havia 32 malotes, com 420 pedras de crack, pesando cerca de 45,80 gramas.
A dupla foi detida em flagrante e encaminhada para registro da ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Ambos possuem antecedentes.