Atividade foi suspensa após ação da Patram
Na manhã de quinta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Pelotão Ambiental (Patram) foram acionados em razão de um corte de árvores na Rua Albano Coelho de Souza, próximo do cruzamento com a Rua Osvaldo Aranha. No local, junto ao campo do 5º BPM, ocorreu o corte e poda de algumas espécies de árvores nativas, por parte de uma empresa contratada.
O corte e poda foram suspensos. O secretário municipal de meio ambiente, Ronei Cavalheiro, esteve no local. Ele informou que havia autorização para a supressão de árvore, além de poda das demais. Como foi além do autorizado, diz que ocorreu a notificação. Segundo autorização florestal, foi solicitado o corte porque as árvores encontravam-se inclinadas, com risco de queda, devido aos eventos climáticos, podendo causar acidente.
O comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luis Krauze do Nascimento, diz que foi concedida a autorização para a poda seletiva e extração de árvores doentes e mortas, no pátio do quartel do batalhão. “Estamos em obras, incluindo o cercamento do pátio do batalhão. E algumas árvores exóticas estão no limite do cercamento com a calçada de pedestres”, ressalta. Por isso justifica a necessidade de corte, frisando que será feito o replantio de acordo com a legislação ambiental. Sobre a poda, o comandante alega que é para evitar que galhos atinjam a rede elétrica e de telefonia, além do risco de cair sobre veículos, telhados e pessoas. “A intenção é melhorar a estrutura e segurança do quartel”, conclui.