Moradores da localidade de Santos Reis, interior de Montenegro, estão indignados com o desrespeito ao Cemitério Evangélico da comunidade. Entre sábado e domingo, o local foi “visitado” por ladrões. O furto às sepulturas foi percebido no começo da tarde de domingo, 24, quando um morador da comunidade foi até o cemitério.
Dos cerca de 80 túmulos, 42 tiveram arrancados ornamentos como crucifixos, molduras de fotografias, letras e números, que identificavam nomes e data de nascimento e falecimento. Esse tipo de material costuma ser furtado, e posteriormente, vendido em casas que compram ferro, alumínio, bronze e outros.
Nilvo Kunz, presidente da Comunidade Evangélica de Santos Reis registrou ocorrência de furto na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Segundo ele, uma moradora da localidade irá disponibilizar imagens de uma câmera de segurança para ajudar na investigação.
Antes de ir à DPPA, ele esteve no cemitério. Com tristeza, mostrou à reportagem o túmulo de sua vó, de onde foi levada a última foto que a família tinha de dona Olga Kunz. Sepulturas de tios e outros familiares também foram furtadas. “Quem faz isso não pensa nos seus próprios familiares que já morreram”, diz Nilvo.
Enquanto Nilvo e a esposa Angelita Kraemer contabilizavam os estragos, outras famílias foram ao local para ver o que sobrou por lá. “Isso é o fim dos tempos. Não há mais respeito”, reflete uma senhora, enquanto retira arbustos, ajoelhada sobre a sepultura de seus familiares.