Após doação de equipamentos, grupo de voluntariado da John Deere pintou e reformou a estrutura para a atividade
Nesta quarta-feira, 5, foi o Dia Internacional do Voluntário. E, por coincidência, foi também uma tarde de muito trabalho para um grupo de 15 voluntários – empregados da John Deere – que se propôs a revitalizar a sala de robótica do Colégio Estadual A.J. Renner. A iniciativa integra o projeto JD Inspire, que realiza ações em diferentes locais dos municípios onde a empresa está inserida.
“A John Deere entende que precisa dar algo de volta ao município que acolheu a empresa, trazendo desenvolvimento”, destaca o voluntário Carlos Buzo que, na instituição, trabalha como Comprador Estratégico. As frentes do JD Inspire são muitas e a parceria com o A.J. Renner já rendeu diferentes frutos, como um projeto de preparo dos jovens ao mercado de trabalho, a capacitação de lideranças do Grêmio Estudantil e a criação de uma sala de jogos, dentre outros.
O trabalho realizado esta semana – com pintura, troca do piso e de estantes – dá continuidade ao projeto de robótica do colégio. Conforme o professor Cristian Closs, que já coordena as atividades no A.J., a iniciativa começou a ser pensada no começo do ano e os equipamentos, da Lego, foram doados pela própria John Deere para o início das atividades no segundo semestre de 2018.

“A robótica incentiva, em primeiro lugar, o trabalho em equipe. Os alunos têm tarefas a cumprir e todos têm atividades. Um fica na programação, outro com a montagem do robô e depois junta tudo”, destaca o educador. “E tem também a parte lúdica, com conhecimentos da Matemática e da Física que se aplicam nos robôs.”
Todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio participam das aulas de robótica. Ainda, alguns estudantes da escola vizinha – a Escola Dr. Walter Belian – já foram conhecer o projeto, visando a mudança de instituição após a formatura no Ensino Fundamental. A expectativa de Cristian, agora, com a reforma da sala, é que essa frente da instituição fique ainda mais forte, inclusive com a participação em competições do tipo pelo estado.
Juntos, na quarta-feira, os voluntários contaram que, dentro da empresa, realizam diferentes atividades. O grupo é formado por analistas, gerentes, compradores, entre ocupantes de outros cargos, vindos de diferentes unidades, até mesmo de fora do estado. Eles aproveitam ações como a realizada no colégio também para incentivar a união e o trabalho em equipe.