Voluntários criam sala de robótica no A.J. Renner

Após doação de equipamentos, grupo de voluntariado da John Deere pintou e reformou a estrutura para a atividade

Nesta quarta-feira, 5, foi o Dia Internacional do Voluntário. E, por coincidência, foi também uma tarde de muito trabalho para um grupo de 15 voluntários – empregados da John Deere – que se propôs a revitalizar a sala de robótica do Colégio Estadual A.J. Renner. A iniciativa integra o projeto JD Inspire, que realiza ações em diferentes locais dos municípios onde a empresa está inserida.

“A John Deere entende que precisa dar algo de volta ao município que acolheu a empresa, trazendo desenvolvimento”, destaca o voluntário Carlos Buzo que, na instituição, trabalha como Comprador Estratégico. As frentes do JD Inspire são muitas e a parceria com o A.J. Renner já rendeu diferentes frutos, como um projeto de preparo dos jovens ao mercado de trabalho, a capacitação de lideranças do Grêmio Estudantil e a criação de uma sala de jogos, dentre outros.

O trabalho realizado esta semana – com pintura, troca do piso e de estantes – dá continuidade ao projeto de robótica do colégio. Conforme o professor Cristian Closs, que já coordena as atividades no A.J., a iniciativa começou a ser pensada no começo do ano e os equipamentos, da Lego, foram doados pela própria John Deere para o início das atividades no segundo semestre de 2018.

Professor, Cristian Closs destaca os atrativos da robótica na formação dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio no colégio estadual AJ Renner.

“A robótica incentiva, em primeiro lugar, o trabalho em equipe. Os alunos têm tarefas a cumprir e todos têm atividades. Um fica na programação, outro com a montagem do robô e depois junta tudo”, destaca o educador. “E tem também a parte lúdica, com conhecimentos da Matemática e da Física que se aplicam nos robôs.”

Todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio participam das aulas de robótica. Ainda, alguns estudantes da escola vizinha – a Escola Dr. Walter Belian – já foram conhecer o projeto, visando a mudança de instituição após a formatura no Ensino Fundamental. A expectativa de Cristian, agora, com a reforma da sala, é que essa frente da instituição fique ainda mais forte, inclusive com a participação em competições do tipo pelo estado.

Juntos, na quarta-feira, os voluntários contaram que, dentro da empresa, realizam diferentes atividades. O grupo é formado por analistas, gerentes, compradores, entre ocupantes de outros cargos, vindos de diferentes unidades, até mesmo de fora do estado. Eles aproveitam ações como a realizada no colégio também para incentivar a união e o trabalho em equipe.

Últimas Notícias

Destaques