Nessa segunda-feira, 19, foi dia de cerca de 7 mil alunos do ensino fundamental e educação infantil da rede municipal e estadual de ensino retornarem às rotinas com o início do ano letivo em Montenegro. Escolas aguardaram os alunos com balões, pinturas, murais e um ambiente muito acolhedor para um ponto muito importante a ser trabalhado durante o ano: a conexão.
Na Emef Profa. Maria Josepha Alves de Oliveira, a diretora Fabiane Klein Cappra e a vice Juliana Dapper organizaram, junto aos professores, uma dinâmica onde todos os alunos seguravam uma linha que os ligavam uns aos outros. Tudo pensado com foco na conexão entre a comunidade escolar.
Juliana afirma que a equipe quer um ano de muita conexão, aprendizagem e sentimento de pertencimento da comunidade escolar. “A gente fica com um friozinho na barriga de ver as carinhas felizes e sorridentes dos alunos, porque a escola não tem sentido se ela está vazia sem eles. É tão bom esse recomeço, essa redescoberta”, destaca.
No Colégio Estadual AJ Renner, Gabriela Kolbeich é a nova supervisora do tempo integral e veio de Santa Maria iniciar sua trajetória em Montenegro. Ela afirma que são muitas novidades, mas vontade não falta. “Eu vim de uma escola bem pequena e com o ensino médio que não era em tempo integral. Para mim é muito interessante ver o tamanho da escola e a quantidade de coisas que temos disponíveis para oferecer aos alunos para passarem os dois turnos bem envolvidos. Há bastante motivação nos professores para iniciar este ano com a galera bem engajada. Estamos muito contentes”, ressalta.
Carla Simone da Silva é avó da Sofia, de oito anos, e ficou responsável por levar a neta ao primeiro dia de aula na escola Walter Belian. Animada, a pequena contou os dias para o término das férias para rever os colegas e professores. “Ela adora estudar e isso é muito bom”, diz Carla.
Primeira turma do ensino médio é destaque na Escola Adão Martini
Na Escola Adão Martini, da localidade de Vendinha, o início do ano letivo foi marcado pelo ingresso da primeira turma de ensino médio. O processo de adequação da instituição foi realizado no ano passado, fruto de uma mobilização da escola, comunidade e empresas locais. Foram realizadas a reforma e cobertura da quadra de esportes, construção de novos banheiros e salas de aula, reforma da biblioteca e do prédio para laboratório de ciências, entre outras melhorias. “Nossa expectativa é bem grande, porque temos hoje lotação máxima na turma do médio. As melhorias na escola foram realizadas para atender melhor a todos os alunos, então esperamos ter um ano de muita aprendizagem e conquistas”, destaca a diretora Anne Priscila Nunes Maciel.
Na escola Promorar, surpresas marcam o primeiro dia
Cercado de muita expectativa por educadores e alunos, o primeiro dia do ano letivo na escola Promorar, no bairro Germano Henke, foi de muita alegria. Os jovens estudantes entravam pelo portão da escola com o sorriso estampado no rosto. Dia de matar a saudade dos colegas e professores, e também de conhecer a turma deste ano.
Diretora da escola, Mônica Andrade ressalta que o primeiro dia é de adaptação para todos, já que a escola também está recebendo muitos alunos novos em 2024. “Eles terão um período de adaptação. Preparamos uma surpresa pra eles nesse primeiro dia. Sempre gostamos de receber eles de uma forma diferente. A expectativa é que seja um ano bom, tranquilo e de muito aprendizado. O Estado sempre nos propõe novos desafios, então vamos trabalhar em cima disso”, declara.
Estudiosa, a pequena Manuela Machado da Silva, de oito anos, estava ansiosa para o começo do ano letivo. “Estava com saudade das aulas. Tenho uma amiga que estuda aqui faz tempo e pediu para eu vir para cá. Gosto de tudo na escola, das matérias, dos professores. Espero que seja um ano maravilhoso pra gente. Gosto de estudar, principalmente matemática”, ressalta
Último primeiro dia emociona alunos na Ana Beatriz Lemos
Mais de 140 alunos voltaram às aulas nessa segunda-feira, 19, na escola Ana Beatriz Lemos, no bairro Estação. A ansiedade dos jovens, dos professores e dos familiares, aos poucos, foi se transformando em alegria por rever colegas e amigos.
A diretora Claudete Oliveira frisa que a equipe diretiva e os professores se reuniram na última semana para projetar o ano letivo e fazer com que tudo ocorra conforme o planejado. “Eles (estudantes) estão bem ansiosos, os alunos ficam emocionados ao rever os colegas. Todos estão bem empolgados”, enfatiza Claudete.
Felizes em retornar, as alunas do quinto ano, Brenda Tamara de Lara e Stefany Eduarda Schneider dos Santos querem aproveitar cada dia do ano letivo, já que esse é o último delas na escola. “Estávamos muito ansiosas. É nosso último ano na escola, infelizmente. Gosto muito de brincar aqui com os amigos, fazer novas amizades, é muito legal, bem espaçoso, as salão são bem grandes. Aprendemos bastante aqui. Vai deixar bastante saudade, muitas lembranças. Vamos aproveitar esse último ano”, afirmam.
Arthur, Davi e Mateus formam um trio de muita parceria e também de qualidade com a bola nos pés, eles garantem. “Gostamos de educação física, jogamos sempre no mesmo time. Também gostamos de matemática. A expectativa é passar de ano”, complementaram os estudantes do quinto ano.
“Estávamos ansiosos para este primeiro dia”
Os alunos da Yara Ferraz Gaia não esconderam a felicidade em retornar à escola e rever os colegas. A segunda-feira foi de emoção e integração com o início do ano letivo. “Estávamos ansiosos para este primeiro dia, esperando bastante. Gosto bastante de matemática, das contas de dividir e multiplicar. Educação física fica em segundo lugar”, concordaram os alunos Jonathan Drum e Gustavo Gabriel Simas, do 5° ano.
“Estamos muito felizes, esperávamos desde as férias por isso. É muito legal voltar às aulas, rever os colegas, as professoras, ver a sala onde vamos estudar, usar os nossos materiais novos. Sempre gostei de vir para a escola para usar os materiais, conversar com colegas, professores. Todos são bem queridos”, exalta a jovem Sarah Elisa do Prado, também do 5° ano.
Entre fazer prova e trabalho, o estudioso Arthur Ribeiro prefere as provas, mesmo que sejam mais desafiadoras. “A maioria das provas são de matemática e português, e gosto bastante das duas matérias. Me preocupo um pouco com as provas, mas presto atenção nas aulas”, pontua.
Municípios da região também voltaram às salas nesta segunda
A segunda-feira, 19, também foi marcada pela volta às aulas nos municípios da região, nas redes estadual e municipais. Brochier preparou atividades especiais para o retorno dos pequenos à sala de aula. Em São José do Sul, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Lerner, de Linha Lerner, foram recebidos pela prefeita Juliane Bender e a nova secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Elisabete Hartmann Jahn. “Estou muito feliz de estar de volta nesta comunidade e desejo um bom ano letivo a todos”, destacou a secretária.
Já em Pareci Novo, a nova secretária de Educação, Rita Julia Carneiro Fleck, desejou aos alunos um ano letivo repleto de descobertas, desafios superados e momentos inesquecíveis. “é importante que os estudantes possam valorizar cada oportunidade de aprendizado e de construir laços de amizade e companheirismo”, disse. Em Maratá, a Escola Municipal de Educação Infantil Descobrindo a Vida retornou ainda no dia 05 de fevereiro, com a etapa creche. O ano letivo para as demais turmas da rede de ensino municipal também foi nesta segunda, 19.