Intuito é auxiliar alunos na escolha da profissão com a prática
Nessa quinta-feira, 26, Montenegro recebeu mais uma edição do Viva Unisc, evento organizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) no Campus Montenegro. Com o objetivo de aproximar a instituição de ensino da comunidade local, o evento visa proporcionar aos estudantes do ensino médio uma experiência imersiva para conhecer os cursos, a estrutura e o modelo de educação comunitária da Unisc.
O reitor da instituição em Montenegro, Rafael Henn, destaca que o Viva Unisc é um evento itinerante que percorre todos os campi da universidade. Segundo ele, o objetivo central é facilitar a escolha profissional dos alunos do ensino médio, principalmente os que estão no segundo e terceiro anos, ao promover um contato direto com a estrutura e os professores da instituição.
Ele ressalta a importância de dúvidas sobre as profissões e aproximar os estudantes da realidade acadêmica. “Muitas vezes, o aluno pensa em fazer uma faculdade, mas não tem uma ideia clara do que o profissional realmente faz no dia a dia. Aqui, eles podem conversar com os professores, coordenadores e até com outros alunos, para entender melhor cada área”. Além disso, diversos workshops são oferecidos, despertando curiosidade e promovendo o aprendizado prático.
O Viva Unisc não se limita às interações com estudantes. O reitor pontua a importância de aproximar a universidade de diversas entidades. “A nossa equipe da reitoria também tem uma agenda extensa hoje. Há reuniões com autoridades locais, candidatos a prefeito e representantes de diversas entidades. Isso é fundamental para fortalecer a nossa presença na cidade e entender as demandas locais”, afirma.
Oficinas planejadas para despertar interesses
A vice-reitora Andreia Valim também destaca a importância das oficinas oferecidas durante o evento, detalhando como são pensadas para proporcionar uma visão clara das profissões. “Aqui no campus de Montenegro, temos cursos como Direito, Administração, Psicologia, Engenharia de Produção, entre outros. As oficinas são organizadas por coordenadores de curso e docentes, junto com os alunos da universidade, com o intuito de mostrar para os estudantes do ensino médio o que essas profissões realmente significam”, explica.
Ela destaca que as oficinas abordam tanto a rotina dos profissionais quanto a realidade do mercado de trabalho, algo fundamental para quem está decidindo sua futura carreira. “Fizemos uma pesquisa recentemente, e o que mais interessa aos estudantes do ensino médio é entender como será o dia a dia da profissão que escolherem e qual é a empregabilidade depois de formados. As oficinas trazem exatamente isso: uma visão de onde os profissionais atuam , como eles trabalham e quais são as oportunidades de emprego”.
Auxílio na escolha e oportunidades
Outro aspecto destacado pelo reitor foi o apoio da Unisc no processo de escolha da carreira profissional, algo fundamental para jovens em fase de decisão. “O grande objetivo é que os alunos venham com seus professores, conheçam a estrutura e conversem diretamente com os docentes, que expliquem não apenas o conteúdo dos cursos, mas também as formas de acesso, financiamento e bolsas”, aponta.
A questão financeira é um dos pontos cruciais envolvidos no evento. “Muitos alunos acreditam que não conseguirão cursar uma universidade por causa do custo, mas mostramos que, como instituição comunitária e filantrópica, temos muitas opções de bolsas e financiamentos. Hoje, por exemplo, 75% dos nossos alunos em Montenegro possuem algum tipo de bolsa ou financiamento”.