A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Uergs, anunciou nessa semana a oferta de 1.130 vagas em 34 cursos de graduação distribuídos em suas 23 unidades pelo Estado para ingresso neste ano. Porém, nenhum dos quatro cursos ofertados em Montenegro – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – teve novas turmas abertas.
A falta da oferta na unidade gerou questionamentos, tendo aparecido meses depois de boatos sobre uma possível saída da universidade do Município, o que foi desmentido pela instituição. Questionada pelo Ibiá, a universidade esclareceu que não abriu novas vagas em razão das restrições impostas pela pandemia.
Através de seu setor de comunicação, a Uergs explicou que os quatro cursos oferecidos em Montenegro possuem a maioria de suas disciplinas práticas; que, em grande parte, não puderam ser ministradas de forma remota. “Assim, no ano de 2020, nós sofremos um acúmulo de disciplinas pendentes para os quatro cursos”, apontou. Por isso, não estão sendo recebidos novos estudantes no momento. “Temos como obrigação primeira contemplar nossos alunos com as disciplinas que precisam para concluírem seus estudos.” A Uergs adicionou que, seguindo os protocolos sanitários vigentes, não pode ter mais que 13 pessoas em uma sala, incluindo alunos, monitores e professores.
As aulas, em Montenegro, para as turmas já existentes, iniciam em 7 de março. As atividades teóricas seguem em formato remoto.
Os cursos com vagas abertas nas demais unidades da universidade pelo Estado podem ser consultados pelo site https://www.uergs.edu.br/ingresso2022. A seleção tem por base a nota do interessado na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições terminam no próximo dia 18. (DM)