O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição relacionada ao desenvolvimento neurológico que afeta crianças e pode persistir na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção, impulsividade e hiperatividade, que podem ser mais intensos em alguns. Estima-se que o TDAH afete cerca de 3% a 8% das crianças e adolescentes em idade escolar, segundo levantamento das Secretarias de Atenção Especializada à Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. O transtorno pode causar dificuldades para se concentrar, seguir instruções e completar tarefas. Além disso, comportamentos impulsivos podem levar a conflitos com professores e colegas, comprometendo o aprendizado e a socialização. O suporte adequado, com acompanhamento de profissionais de saúde e da pedagogia, é essencial para minimizar esses impactos.
Esse cuidado se torna ainda mais urgente na volta às aulas, pois a falta de uma rotina bem definida durante as férias pode dificultar a retomada de hábitos escolares, como cumprir horários, concentrar-se nas aulas e gerenciar tarefas. A transição para o ambiente escolar pode gerar frustração e sobrecarga emocional, tornando a adaptação mais difícil. O retorno à escola representa um período crítico para crianças com TDAH, exigindo atenção especial para garantir uma adaptação saudável e produtiva.
Além disso, pais e profissionais de saúde devem estar atentos à composição dos produtos utilizados no tratamento e no dia a dia das crianças. É essencial que consumidores e profissionais de saúde conheçam os possíveis riscos associados ao seu consumo, especialmente em questões de segurança, como crianças. A leitura atenta dos rótulos dos alimentos e a moderação no consumo de produtos que contenham esse corante são medidas recomendadas para minimizar os efeitos possíveis adversos.
Como identificar sinais e o que fazer?
No início do ano escolar, crianças com TDAH podem apresentar desatenção frequente, esquecimento de materiais ou tarefas, resistência em cumprimento de horários e comportamento impulsivo ou ansioso. Mudanças de humor, frustração ao realizar tarefas e dificuldade em seguir regras na sala de aula também são comuns.
O suporte adequado, incluindo estratégias para organizar a rotina, reforço positivo e colaboração entre família e escola, é essencial para garantir uma transição mais tranquila e produtiva. A adaptação pode ser desafiadora, mas algumas estratégias simples podem ajudar.
Estabeleça uma rotina consistente: defina horários fixos para estudar, brincar e descansar;
Organize os materiais escolares: utilize listas de verificação e etiquetas para facilitar a organização. Incentivo ao uso de agendas ou planners para controlar tarefas e compromissos;
Crie um ambiente tranquilo para estudos: escolha um local livre de distrações para as atividades escolares;
Reforce conquistas: elogie os esforços e comemore até as pequenas vitórias para motivar a criança;
Manter comunicação com a escola: dialogar regularmente com professores e equipe escolar para monitorar o progresso e ajustar estratégias quando necessário.
É essencial que crianças com TDAH recebam acompanhamento de profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras. A psicoterapia pode ensinar habilidades específicas para gerenciar o comportamento e transformar padrões de pensamento negativos em positivos, auxiliando na adaptação escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais. Esse acompanhamento pode ser complementado com medicamentos que melhoram a atenção e controlam a impulsividade e a hiperatividade.
Mais sobre os sintomas em crianças e adolescentes
Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por estímulos do ambiente ou se distraem com seus próprios pensamentos.
O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças “esquecem” o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova. A impulsividade é também um sintoma comum e apresenta-se em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros, agir sem pensar. Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento. Meninas têm menos sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas são igualmente desatentas.