Meio ambiente. Iniciativa ocorreu em parceria da escola com a Prefeitura Municipal e o viveiro de Ricardo Senger
Quem passa pela Praça Rui Barbosa, no Centro, agora encontra muitas das árvores identificadas e classificadas por espécie. Oportunizando conhecimento e fomentando a preocupação com a natureza, a iniciativa partiu do Instituto de Educação São José, em parceria com a Prefeitura Municipal e o viveiro de Ricardo Senger. A ação é uma das atividades propostas dentro do projeto “SJ Sustentável” da instituição.
Ainda em andamento, o evento de lançamento da ação ocorreu na manhã de sexta-feira (2) e contou com a participação da escola e de membros da Administração Municipal. Na ocasião, o Prefeito Carlos Eduardo Müller cumprimentou o projeto e reforçou aos alunos sobre a importância do cuidado com a natureza. “A gente não tem cuidado do que é nosso. Ser sustentável é cuidar hoje para que os outros possam ter alguma coisa amanhã”, afirmou.
As árvores Canafístula, Grevilha, Jacarandá-mimoso, Tipuana, Ipê Roxo, Paineira, Palmira Buriti, Palmeira Real, Pau-Brasil, Camboatá Vermelho e Palmeira Whashingtonia já receberam a devida identificação. Dentro do projeto, ainda, pés de Ipê Amarelo e de Erva-mate deverão ser plantados no local, vindos por doação do viveiro do engenheiro agrônomo Ricardo Senger, que também auxiliou os alunos no processo de identificação.
No São José, o projeto foi conduzido pela professora Magda Gisleni Machado, da área de biologia, com o apoio das educadoras Ana Paula Seibel e Véra Marli Zirbes. Com os alunos da escola, além de trabalhar na identificação, elas confeccionaram as placas que servem como identificadoras. “Todos somos de Montenegro. Nós temos um compromisso com a nossa história e com a nossa cidade”, afirmou a diretora Maria Helena Schüler Luft.
No lançamento, na sexta-feira, os estudantes do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental, junto com os do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio do Instituto, acompanharam a cerimônia. A instituição já sinalizou interesse de um retorno da parceria durante o processo de revitalização do Parque Centenário.