Um grupo de docentes da rede municipal de ensino agora conta com um curso de Libras, realizado no contraturno escolar, como forma de reforçar a formação dos professores e ampliar o atendimento aos alunos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem o objetivo de incentivar docentes a utilizar a Língua Brasileira de Sinais – Libras, para que os alunos surdos ou com deficiência auditiva tenham acesso à comunicação, à informação e à educação e sua efetiva integração na vida em sociedade, principalmente no ambiente escolar.
São oito crianças com deficiência auditiva atendidas atualmente pela Rede Municipal de Ensino de Montenegro. Esses alunos estão sendo assistidos atualmente por uma professora auxiliar, com formação em Libras, que foi especialmente contratada para o ano letivo de 2019.
O curso, que conta com 40h de duração e atende 30 professores da rede municipal, é ministrado pela professora mestre. Cristiane Ramos Muller, da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC), mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), parceira da SMEC. As primeiras aulas dos professores ocorreram nos dias 8 e 9 de novembro, nas dependências da Unisc Montenegro.