Feira acontece de 26 a 28 de outubro, em formato virtual
Inicia nesta terça-feira, 26, a 36ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Assim como no ano passado, a feira será realizada na modalidade virtual. Dois trabalhos de escolas da rede municipal de Montenegro irão participar do evento, que é destinado a estudantes de diferentes níveis de ensino do Brasil e do exterior. Também participa um trabalho da Escola Estadual Técnica São João Batista.
Com o trabalho “Sempre fica um pouco de perfume”, os alunos Erick Ost, Nicolas Schossler Gerhardt e Yasmin Gerhardt, da EMEF Mafalda Padilha, localizada em Campo do Meio, interior de Montenegro, irão participar da quinta mostra esse ano. A professora Aline Kerber Bruniczak orientou os estudantes. Ela conta que a participação nas outras feiras foi algo importante, e os alunos chegam agora muito mais confiantes para apresentar o projeto na Mostratec. “Eu noto que a cada feira que apresentam, eles ficam mais seguros, explicam mais coisas, querem contar mais e já têm uma visão mais ampla dos produtos deles. Então é muito interessante ver essa autonomia deles nas apresentações. Eles estão bastante empolgados de apresentar para vários cantos do país, e a cada feira eles se fortalecem nesses saberes”, aponta a professora.
A outra instituição de ensino municipal que irá participar da Mostratec é a EMEF Pedro João Müller, da localidade de Costa da Serra. O trabalho dos jovens Giseli de Azevedo, Karine Maria Muller e Bernardo de Lima Lucas, do 7º ano, foi inspirado na obra de Leonardo Da Vinci. A professora Karla Pereira relata o projeto surgiu do próprio resultado das atividades desenvolvidas pelos estudantes na aula de artes. “Quando veio a oportunidade de participar da Mostratec achamos bem interessante, os alunos estão bem felizes pelo reconhecimento e já estamos na expectativa”, afirma a professora.
Os dois trabalhos da rede municipal de ensino que participam da Mostratec foram indicados através da Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic). O trabalho multidisciplinar desenvolvido por alunos da Escola São João Batista foi inscrito através da Expotec. Os estudantes Natália Borges Lopes e Guilherme de Lima Comparei, dos cursos técnicos em Química e Eletrotécnica, respectivamente, irão apresentar o projeto “Dispositivo para Identificação de Fósforo em Meio Aquático II”.
O que é a Mostratec
A Mostratec é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, em parceria com o governo do Estado e a Associação de Pais e Mestres/Liberato. A feira é considerada a maior do gênero na América Latina e abrange projetos que são voltados às áreas científicas e tecnológicas. Os jovens pesquisadores abordam temas que mais impactam as suas comunidades e buscam encontrar soluções inovadoras por meio da pesquisa. Na mostra são expostos trabalhos de alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
Neste ano, além da premiação concedida aos primeiros colocados de cada uma das 14 áreas de pesquisa, também serão destinadas outras 27 distinções. Os projetos destaque da feira ainda terão a oportunidade de receber incentivos educacionais de várias instituições púbicas e privadas.