O projeto João Ambiente – Construindo uma Casa Sustentável inicia seu trajeto em Montenegro nesta segunda-feira, quando estará nas Escolas Emma Ramos de Moraes e na Ana Beatriz Lemos. A atividade é constituída por um filme documentário, com 52 minutos de duração, em uma exposição audiovisual itinerante, destinada a crianças, jovens e estudantes.
De forma didática, o filme aborda as principais questões de sustentabilidade, como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia, entre outros relacionados ao tema.
O documentário é exibido em um ônibus adaptado como cinema para 32 expectadores por sessão. A entrada do veículo é uma grande casa do João de Barro e, além de assistir ao documentário, o público participa de várias atividades e ações como palestra de apresentação do tema, o porquê da escolha do João de Barro como inspirador do personagem, valorização de ações ambientais, distribuição de material gráfico, entre outros.
Em Montenegro, o projeto será exibido de 6 a 11 de agosto para alunos das escolas municipais Emei Emma Ramos de Moraes, EMEF Ana Beatriz Lemos, EMEF Manoel José da Motta, EMEF Militão José de Azeredo, EMEF Carolina Augusta Brochier Kochenborger, EMEF Jacob Haubert, EMEF Carlos Frederico Schubert, EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira, EMEF Bairro São Paulo, Emei Gente Miuda, Emei Adenillo Edgar Rübenich – Tio Riba, além de alunos das escolas estaduais Álvaro de Moraes e Manoel de Souza Moraes.
A vinda a Montenegro é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação e Cultura; a empresa Braskem e o Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico do Sul. O Projeto percorrerá um circuito, abrangendo 10 cidades do Rio Grande do Sul. Em cada município, ocorrem três apresentações diárias.